Acabou de fazer um parto cesariano? Não deixe de ver essas dicas para cuidar da cicatriz na cesárea:
Muitas mulheres têm medo do pós-operatório quando o assunto é a cesárea. Elas imaginam que cuidar da cicatriz ao mesmo tempo em que cuidam do bebê será difícil. A verdade é que ela exige alguns cuidados para que tudo corra bem. Veja a seguir:
Partos por cesárea
Os partos de cesárea já somam metade dos partos realizados no Brasil. No entanto, o recomendado pela OMS é de no máximo 15%. Trata-se de um procedimento operatório de médio porte.
Na cesárea é feito um corte transversal na região abdominal de até 12 centímetros, cortando sete camadas.
Dicas para cuidar da cicatriz na cesárea
- É preciso descansar: nos primeiros 15 dias o descanso é fundamental para a boa cicatrização. O útero materno também estará retornando ao seu tamanho normal. A mulher deve apenas cuidar de seu bebê, e nenhuma atividade além dessa. Após este período os pontos já podem ser removidos caso não sejam absorvíveis.
- Higienização do corte: é preciso cuidar do corte e higienizá-lo. Limpe a região com água e sabão e seque bem. Não se deve utilizar qualquer creme sobre a cicatriz.
- Respeite os limites de seu corpo: após os primeiros 15 dias a mulher já pode retomar algumas de suas atividades, como dirigir, por exemplo. Mas, é preciso que ela preste atenção aos limites de seu corpo. As dores indicam que ele chegou ao seu limite, então você deve diminuir os esforços e as atividades.
Leia ainda: Como ter uma gestação saudável
- Exercícios: após 15 dias, caminhadas leves podem ser retomadas. Já as atividades que envolvem movimento abdominal devem ser evitadas até 2 ou 3 meses após o parto.
- Não tome sol na cicatriz: o sol na cicatriz deve ser evitado após seis meses para que a região não ganhe uma coloração escura.
- Anormalidades: se o local ficar inchado, avermelhado, soltando secreção e provocar febre, procure seu médico.
Após as dicas para cuidar da cicatriz na cesárea, veja também: Alimentação pós parto- O que comer?