Não se trata de frescura: saber qual é a escova certa garante que seu bebê tenha os dentinhos corretamente limpos e a boca adequadamente higienizada. Mesmo durante os primeiros anos de vida da criança, a escolha da escova não deve ser guiada pela aparência divertida ou pela cor chamativa. Existem outros critérios que precisam ser considerados. Veja a seguir quais são eles e aprenda a escolher a escova dental ideal para seu bebê:
Higiene bucal logo nos primeiros meses de vida
É isso mesmo, a higiene bucal do bebê deve começar logo em seus primeiros meses de vida, até antes do nascimento dos primeiros dentinhos. Isso porque a grande maioria das bactérias não se prolifera nos dentes, mas sim na boca e também na língua.
Leia ainda: Qual creme dental usar em bebês?
A escova para os primeiros meses
Nos primeiros meses de vida do bebê, até os oito meses, mais ou menos, o bebê não terá dentinhos. Mesmo assim, os pais devem estimular a higienização, até mesmo para ir acostumando a criança. Neste período, a limpeza bucal deve ser feita com o auxílio de uma gaze ou fralda limpa e úmida. Ela deve ser suavemente passada por toda a boca da criança. Isso deve ser feito até duas vezes por semana.
Foto: beantreepediatricdentistry.
Os primeiros dentinhos
A partir dos seis meses, começam a surgir os primeiros dentinhos do bebê. Assim, a higienização da boca precisa ser reforçada. A dedeira ou escova de dedo deve ser utilizada para isso. A gaze ou a fralda úmida pode continuar sendo uma aliada para limpar os locais onde ainda não há dente.
A partir dos dez meses
Com a aproximação do primeiro ano de vida, os dentinhos provavelmente já se multiplicaram. A rotina de higienização deve mudar e se intensificar. Os pais devem adotar uma escova pequena e com cerdas bem macias.