O aparecimento dos primeiros dentinhos geralmente costuma causar grande preocupação para muitas mamães. Para algumas delas, esse momento é de ficar com o “cabelo em pé” só em pensar. Mas, vamos esclarecer nesse artigo que o nascimento dos dentinhos é algum natural, que toda criança passa e que deve ser tratado com tranquilidade e muita informação.
Vamos ajudá-la a partir de agora a identificar os sintomas e saber o que fazer nesse momento.
Leia mais: É normal o bebê babar demais?
1- Os sintomas
Existem alguns sintomas que são associados ao rompimento dos dentes de leite, tais como:
- Coceira na gengiva.
- Gengiva esbranquiçada.
- Aumento da saliva.
- Dificuldade para o bebê engolir.
- Diarreia leve.
- Sono e febre.
- Coriza, falta de apetite, irritabilidade, entre outros.
2 – A erupção dos dentes
A partir dos seis meses – há bebês que começam até com 4 meses – os dentes começam a surgir. Os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores, logo depois vêm os laterais inferiores, os caninos em seguida e, por fim, os segundos molares. Quando a criança atingir os três anos de idade a dentição de leite estará completa.
3 – O que fazer quando os dentes incomodarem?
- Você poderá aliviar o incômodo da criança oferecendo a ela os famosos mordedores, desde que estejam bem limpos, preferencialmente geladinhos para que a gengiva seja massageada.
- Ofereça alimentos mais duros – por exemplo, uma tira mais grossa de cenoura é um recurso. Só cuidado para a criança não engasgar!
- Não use pomadas. Elas não são indicadas por possuírem anestésicos que poderão ser engolidos pelo bebê.
- Um método natural que poderá ser usado é a Camomila C, que possui ação sedativa, suave, e que atua no alívio da irritabilidade que ocorre nessa área. São apresentadas em cápsulas e você poderá abri-las e despejá-las no suco, água ou leite, quando indicado pelo pediatra.
- Mantenha uma alimentação pastosa e com temperatura fria.
Havendo agravamento dos sintomas procure o médico da criança, pois os sintomas geralmente são temporários e costumam ser mais leves do que quando são relacionados a alterações sistêmicas.
4 – Tire o foco da dor
Procure distrair o bebê com brincadeiras, mantenha a criança ocupada com atividades, isso pode ajudar em alguns casos.
5 – Prossiga com a alimentação
Mesmo que a criança sinta pouca fome por ocasião da dor, você deve continuar a alimentação para que o sistema imunológico do bebê permaneça forte.
6 – Cuidados durante e após o nascimento dos dentes
- Limpe a gengiva do bebê, língua e bochecha usando uma gaze úmida, especialmente antes dele dormir.
- Ao aparecer os dentinhos escove-os com muito cuidado, com creme dental apropriado para crianças e sem flúor, use uma pequena quantidade.