Como fazer um quarto para seu filho que estimule seu aprendizado? Há quem acredite que o QI está somente ligado à genética, mas isso é um engano.
A inteligência pode ser estimulada a aumentar ou diminuir, dependendo da intensidade dos estímulos.
O cérebro é como um músculo, quando não exercitado ele se atrofia e não consegue ter bom desenvolvimento. A infância é a fase mais importante de desenvolvimento do ser humano e precisa de ferramentas de apoio para que a criança fortaleça suas habilidades motoras e cognitivas.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Cornell, em Nova York, mostrou que a cada ano de estudo e conhecimento, é acrescentado vários pontos para o QI tornar-se mais eficiente. Portanto, todas as vezes que uma criança é estimulada isso faz com que sua inteligência aumente.
Mas, como fazer isso a partir da decoração do quarto de seu filho?
Esse método usa a técnica chamada Montessoriano e visa melhorar o aprendizado da criança.
O quarto é onde a criança passará muito tempo, lá ela dormirá, ouvirá a mamãe e o papai contar historinhas e brincará também. ( Veja quando podemos deixar o bebê dormir sozinho no quarto).
Portanto:
- Em vez de usar berço, adapte ou construa uma cama no chão, de modo que a criança tenha mais liberdade para se movimentar, deitar e levantar, mesmo quando crescer. Com a ajuda de um bom marceneiro isso é simples de fazer.
- Crie um espaço com caixotes ou uma estrutura baixa, onde a criança possa pegar os brinquedos e também arrumá-los quando necessário. Isso permitirá que ela adquira a habilidade de ser organizada e colaborativa.
- Os papéis de parede, pinturas e quadros, devem estar numa altura mais proporcional ao seu tamanho, assim ela conseguirá visualizar os detalhes com mais facilidade e isso será ótimo para o progresso de aprendizagem cerebral. (Conheça 4 ideias criativas e baratas para enfeitar o quarto do bebê).
- Utilize emborrachados educacionais para mantê-lo entretido, isso não só ajudará na localização das peças, como também no fortalecimento motor e muscular.
- Aproveite cestos para colocar ursos e bonecos.
- As prateleiras devem ser numa altura alcançável para a criança, e deve possuir objetos que prendam sua atenção, como livros e peças educacionais.
- Aproveite para colocar espelhos, de modo que o bebê aprenda a conhecer e reconhecer suas características físicas.
- Faça arcos e pendure bolas e objetos.
E então, mamãe, gostou das ideias? Que tal esses modelos de quartos? Quer estimular a inteligência de seu bebê em casa? Então comece já a arrumar o quartinho do seu filho em estilo Montessoriano.
Fonte:
https://catalyst.library.jhu.edu/catalog/bib_2054786