Se uma gestação normal, de apenas um bebê, já requer muitos cuidados, eles devem ser multiplicados quando a gestação é de múltiplos? A verdade é que a gestação múltipla exige sim alguns cuidados a mais. Afinal, são dois ou mais bebês dividindo o espaço dentro do útero materno e consumindo todos os nutrientes enviados pela mãe.
Mais visitas ao médico
Quando a gestação é múltipla, a gestante precisa visitar seu médico mais vezes. As visitas devem somar duas ou três por mês durante o primeiro trimestre da gravidez. Depois disso e até o terceiro trimestre, é necessário que as visitas sejam ainda mais intensificadas, chegando a uma por semana. Quando estiver chegando perto da hora do parto, pode ser que o médico solicite novos exames para mais análises. É que é preciso determinar se existe risco de parto prematuro.
Foto: Dicas de alimentos que aumentam a fertilidade
Risco de parto prematuro
Caso exista risco de parto prematuro, a mulher deverá ficar de repouso absoluto até a hora do nascimento dos bebês, o que pode ser feito em casa ou até mesmo no hospital. Em outros casos, pode ser recomendado o tratamento com medicamentos para afastar a antecipação – eles ajudam a fazer com que o trabalho de parto demore mais para acontecer.
Redução das atividades
Ainda que a mulher não apresente risco de parto prematuro, o médico pode solicitar que a gestante reduza suas atividades a partir da 20ª ou da 30ª semana para garantir a saúde da mãe e dos bebês e para que o restante da gestação seja tranquilo.
Controle da pressão
Outro fator é a pressão arterial. Ela será controlada bem de perto para saber se a mulher desenvolveu pré-eclâmpsia. Outro exame será o ultrassom, para verificar o ritmo do coraçãozinho dos bebês. O peso dos pequenos e a nutrição deles dentro do útero também será monitorada para que eles venham ao mundo com o peso adequado.