Por diversos motivos, os bebês podem nascer prematuros. A chegada ao mundo antes da hora pode acarretar em baixo peso e maior risco de adquirir doenças.
Além de passar alguns dias a mais na maternidade, os bebês prematuros podem exigem alguns cuidados especiais, saiba quais são eles a seguir:
Quando o bebê é considerado prematuro?
Os bebês são considerados prematuros quando nascem antes de completar 37 semanas de gestação. Existem ainda os bebês pouco prematuros, que nascem antes da 36ª semana, e os extremamente prematuros, que nascem antes da 22ª semana. A gestação normal deve durar 40 semanas.
Leia ainda: Como cuidar das brotoejas em bebês
Por que o parto pode ocorrer antes da hora?
Alguns dos motivos são gravidez na adolescência, gestações múltiplas, má-formação do bebê, infecções adquiridas pela mãe, hipertensão, diabetes, dentre outros.
Cuidados necessários para o bebê prematuro
Os bebês prematuros possuem muito mais chances de sobreviver e ter uma vida saudável nos dias de hoje devido às modernas técnicas médicas que permitem o desenvolvimento pleno fora do útero. Os problemas mais comuns nos bebês prematuros são os relacionados à imaturidade do intestino, dos rins, do coração, do sistema imunológico e dos pulmões.
Durante a estadia na maternidade, os pais devem lavar bem as mãos ao entrar em contato com os filhos. Além disso, não podem visitá-los de perto se estiverem doentes, já que as defesas do pequeno ainda não estão totalmente formadas.
Os bebês vão para casa quando atingem cerca de 2 quilos. Quando saem da maternidade é porque estão realmente prontos para vivem em casa. O atraso na formação imunológica pode ainda ser presente, mas com o crescimento tudo atinge a normalidade.
Desde que não tenha adquirido nenhuma doença, os bebês podem se desenvolver normalmente. As crianças recebem ainda vacinas diferenciadas para fortalecer o sistema imunológico e devem ser amamentadas com leite materno e mantidas longe de fumaça de cigarros.
Confira no vídeo algumas informações sobre partos prematuros apresentadas por um médico especialista no assunto: