Veja os cuidados com a higiene do bebê e confira os itens básicos para prevenção de doenças nos pequenos:
Quando um bebê chega à família é natural que as mamães ouçam todo tipo de dica para o cuidado com o pequeno. Principalmente, se a mãe for de primeira viagem. Quando ela já passou pela experiência e está no segundo, terceiro ou demais filhos, geralmente os aconselhamentos tendem a diminuir.
Cuidados com a higiene do bebê
Mas, o que muitas novas mamães não sabem é que cuidar da higiene do bebê não exige tanta técnica quanto falam, mas sim organização, bom senso e carinho. Quem afirma é a especialista em Saúde da Família, doutora Elizabete Rodrigues.
De acordo com ela, para evitar que a criança fique muito tempo recebendo a troca de temperatura “vento quente e frio e vice-versa”, é importante que a pessoa que for dar o banho no bebê ou trocar a fralda dele já separe tudo o que for usar. Por exemplo: a toalha, a fralda, a roupinha e os produtos de higiene como, sabonete, shampoo e pomada para prevenção de assaduras.
“Nos banhos, procure começar lavando a cabeça e o rostinho. Sempre de cima para baixo e evite banhos demorados”, ressalta a doutora. “Outra coisa muito importante: sempre converse com o bebê, explicando cada passo da higienização, pois isso acalma a criança e estreita o vínculo entre o bebê e os pais.”
Leia também: Dicas para higiene bucal do bebê
Sobre o uso de lenços umedecidos, a doutora aconselha a utilizá-los apenas em último caso. “Quando estiver fora de casa, por exemplo. Estando em casa, opte sempre por lavar a criança, pois a melhor limpeza para o bumbum de um bebê é água e sabão”, afirma. “Se não puder lavar, é preferível utilizar algodão molhado na água morna com sabonete líquido.”
Segundo a especialista, cuidar bem da higiene diária do bebê é fundamental para evitar alergias ou outros incômodos na pele e deixá-lo em dia com a saúde e bem-estar. Ela lembra que é preciso lavar e desinfetar banheiras, escovas de cabelo, brinquedos e demais utensílios do bebê. “Mamadeiras e chupetas devem ser fervidas diariamente e os outros pertences limpos com água e sabão ou álcool a 70%. Criança costuma levar tudo à boca, por isso é de suma importância que se faça a esterilização”, reforça Elizabete.
Kit básico para os cuidados com a higiene do bebê:
- Álcool 70%;
- Algodão e gaze;
- Sabonete (próprio para bebês);
- Shampoo e condicionador (prefira os de ph neutro);
- Pomada para evitar assadura;
- Cotonetes;
- Tesoura sem ponta;
- Fita adesiva (para fraldas de pano);
- Óleo ou hidratante para a pele (indicado a partir do segundo ou terceiro mês de vida);
- Perfume (prefira os suaves e evite colocar diretamente na pele do bebê);
- Fraldas (para uma troca frequente, geralmente no primeiro mês se usa em torno de 200 fraldas).
Boa noite o meu bebé tem um mês e meio quando vai pó banho chora muito e não gosta de tar nu porque sara!!!