Muitas mulheres sofrem de um problema que causa muita angústia: a produção insuficiente de leite.
O corpo naturalmente produz uma quantidade que não é adequada para alimentar suprir as necessidades do bebê, e ele pode acabar chorando com mais frequência e ficando mais irritado. Em alguns casos, o leite pode até secar definitivamente.
Mas, para lidar com a situação, existe um tratamento que tem se mostrado bastante eficaz, a acupuntura.
Medicina oriental
A acupuntura é uma prática da medicina oriental que, por meio de agulhas bem finas, estimula pontos do corpo ligados ao sistema nervoso. Estes pontos podem acabar com dores, relaxar os músculos e estimular a produção de leite materno, dentre outros.
Leia ainda: Como reparar a flacidez pós parto
Acupuntura para estimular produção de leite
A produção de leite materno pode ser incentivada com o estímulo da hipófise, que libera na corrente sanguínea hormônios que estão ligados à produção e liberação de leite.
Os resultados podem ser observados ainda na primeira sessão de acupuntura. Muitas pacientes se surpreendem ao verificar que as mamas começam a se encher de leite quase que instantaneamente.
Motivos para interrupção na produção de leite
De acordo com a medicina oriental, a interrupção da produção de leite materno pode ser causada por problemas emocionais. A acupuntura ajuda a manter o equilíbrio do organismo e é totalmente indolor.
Outros benefícios da acupuntura
A acupuntura traz muitos benefícios ao organismo, podendo ajudar a solucionar diversos problemas de saúde.
De maneira geral, alguns benefícios são: redução da ansiedade; melhoria do metabolismo, da digestão, das atividades endócrinas; redução do estresse; estímulo do sistema imunológico.
Estudos científicos sobre acupuntura
Um estudo divulgado pela Sociedade de Medicina Materno-Fetal de Chicago (EUA), revelou que a acupuntura pode auxiliar na redução dos sintomas de depressão durante a gravidez.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto provaram que a acupuntura pode ainda ajudar a diminuir a azia e o inchaço, comuns na gestação.