A bronquite é um problema respiratório que pode fazer mal ao bebê mesmo dentro da barriga, quando sua mãe adquire o problema. Veja a seguir quais cuidados precisam ser tomados pelas gestantes:
O que é a bronquite?
A bronquite é uma inflamação nos brônquios que causa dificuldade na passagem de ar por estes “canais” até chegar ao pulmão. Com isso, o paciente pode sentir falta de ar e tosse intensa.
Existem dois tipos de bronquite: a aguda, causada por vírus ou bactérias e com duração de algumas semanas, e a crônica, que não precisa ser necessariamente uma infecção, mas que pode durar anos, com crises periódicas.
Leia ainda: Como aliviar o calor no bebê
Riscos da bronquite para o bebê
A bronquite grave oferece riscos ao bebê. Em caso de falta de ar, pode ocorrer a diminuição do oxigênio no sangue, o que pode levar a risco de morte da criança, bem como durante o parto. Além disso, o bebê pode nascer com peso abaixo do adequado, ter atraso em seu desenvolvimento e são maiores as chances de parto prematuro.
Tratamento
O tratamento adequado deve ser prescrito por um médico e dentre as opções estão uso de progesterona, hormônio que contribui para a melhora da função respiratória; uso de medicamentos corticoides; inalação com soro fisiológico; uso das chamadas “bombinhas de ar”.
A mulher pode ainda apresentar febre, e o médico deverá receitar medicamento para a normalização da temperatura corporal.
Perigos da automedicação
A automedicação é perigosa, e os riscos aumentam ainda mais durante a gestação. Por isso, não tome medicamentos por conta própria, sempre consulte seu médico.
Receita caseira para o alívio dos sintomas
Abaixo, veja uma receita caseira que ajuda a aliviar os sintomas da bronquite: chá de limão com mel.
Ingredientes:
Casca de um limão
Água
Mel
Como preparar: coloque a casca do limão para ferver com a água. Feito isso, desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos. Coloque o mel e espere esfriar.