Um dos momentos mais especiais quando se é mãe é poder alimentar o seu bebê com o leite materno. Porém, infelizmente não são todas as mamães que podem aproveitar desta incrível experiência. A falta de produção do leite materno é normal entre algumas mulheres, e estas mães precisam suprir a alimentação de seus bebês com leites industrializados.
Assim como possuem as mamães que não produzem leite, existem muitas mulheres que tem a produção de leite elevada, e muitas vezes optam por descartar as “sobras”.
Para solucionar estas dificuldades, existem os bancos de leite materno. Um fato curioso é que o Brasil é onde existe a maior rede de bancos de leite do mundo.
Então, para que nenhum bebê fique sem os benefícios e nutrientes do leite materno, veja só como é fácil se tornar uma doadora:
Quero ser uma doadora
Apesar de possuir 214 unidades de bancos de leite pelas cinco regiões do país, o Brasil ainda necessita de mais doadoras para o abastecimento de todas unidades dos bancos de leite. Sabemos que vontade de ajudar não falta, mas muitas mamães acreditam que o processo de doação é difícil e demorado e acabam desistindo de doar seu leite. Estas dificuldades são mitos. Ser uma doadora é muito fácil! Veja quais são os procedimentos para a coleta e doação do seu leite:
- Toda mamãe saudável pode ser uma doadora, só é preciso estar amamentando e produzindo mais leite que o necessário para seu bebê.
- Procure um banco de leite mais próximo de você, no site da Fundação Fio Cruz (www.redeblh.fiocruz.br) você faz a busca e encontra uma unidade mais perto da sua casa.
- Faça o cadastro. Geralmente é necessário informações sobre o seu pré-natal, sua situação atual e, se tiver, algum problema de saúde.
- Após ser aprovada, a doadora será orientada a fazer a coleta em casa ou em um banco de leite mais próximo.
Leia mais: Posições confortáveis para amamentar
Coleta em casa
Muitas mães optam por fazer a coleta do seu leite em casa. Mas, afinal, como armazenar o leite para doação?
Primeiro, separe um recipiente de vidro e que tenha a tampa de plástico para guardar o leite, esterilize o recipiente e mantenha-o por quinze minutos em água fervente. Limpe suas mãos (com água e sabão) e os seios (somente com água) e retire o leite e o armazene no vidro.
Após a coleta, anote seu nome e o dia e leve o recipiente para o congelador.
Após o congelamento, seu leite terá validade de até quinze dias. Leve para uma unidade de doação ou solicite funcionários autorizados para entrega aos bancos de leite.
bebe