Como saber se perdi o bebê nas primeiras semanas? Perder o bebê nas primeiras semanas de gestação pode acontecer devido a vários fatores, como má-formação uterina, problemas virais e, principalmente, por causa de uma má qualidade na formação do óvulo.
Em geral, a perda do bebê acontece entre o segundo e o terceiro mês da gestação.
Às vezes pode não ser fácil notar que houve um aborto espontâneo no início da gravidez. Por isso, veja como identificar se perdeu o bebê nas primeiras semanas.
Como saber se perdi o bebê nas primeiras semanas?
Quando isso ocorre, na maioria das vezes, é comum surgir um sangramento e a mulher não notar que teve o feto eliminado do organismo.
Há casos onde o aborto só é identificado durante a consulta, quando o coração do bebê não é mais ouvido pelo médico.
Sintomas de aborto
Quando a perda do bebê acontece nos 10 primeiros dias após a concepção, pode acontecer de a mulher acabar confundindo o sangue com uma menstruação.
Mas, caso você já sabia que está grávida e notar um sangramento, procure um hospital imediatamente para evitar complicações, como uma hemorragia ou infecções.
Aborto espontâneo e menstruação atrasada
Para que seja possível identificar se houve um aborto espontâneo ou se trata de uma menstruação atrasada, é preciso observar algumas diferenças entre eles.
No aborto espontâneo, o sangramento é em grande quantidade, sendo difícil de ser contido pelo absorvente.
O sangue pode apresentar um aroma ruim e a cor começa amarronzada e depois se torna vermelho vivo, com a presença de coágulos grandes. A dor se inicia repentinamente e é muito intensa.
Como os sintomas da menstruação podem variar dependendo do ciclo da mulher, o ideal é buscar informações com o ginecologista.
Para a confirmação do diagnóstico, é realizado um exame beta-HCG ou então um ultrassom transvaginal.
Leia também: Nidação ou Menstruação?
Aborto espontâneo
Na maioria das vezes, quando ocorre um aborto nas primeiras semanas da gravidez, resulta em um sangramento que pode durar entre 2 a 3 dias. Após esse tempo, o sangramento e outros sintomas diminuem, até desaparecer por completo.
Mas, se o sangramento for muito intenso e causar tonturas ou fraqueza, é recomendado ir ao hospital ou avisar o ginecologista.
Será então indicado um medicamento para o alívio dos sintomas ou, se necessário, será feita uma pequena cirurgia para conter a hemorragia, conhecida como curetagem.
Perder o bebê significa que há riscos de acontecer novamente?
A perda do bebê nas primeiras semanas da gestação geralmente acontece apenas uma vez e, depois disso, a mulher pode engravidar novamente sem nenhum tipo de problema. Apenas em alguns casos específicos acontece de haver vários abortos consecutivos.
Se isso acontecer, é preciso realizar um tratamento para engravidar. No caso de perder o bebê nas primeiras semanas, o recomendado por especialistas é aguardar pelo menos dois meses antes de tentar engravidar novamente.