Como saber se o bebê encaixou? Uma das coisas que mais causa ansiedade no final da gravidez é saber se o bebê já está encaixado ou não, e normalmente as mães que estão grávidas do primeiro filho ficam bastante nervosas enquanto o encaixe não acontece.
Esta é uma fase em que o bebê não consegue mais se locomover tão facilmente no útero, pois a cabeça ou o bumbum dele estão fixados na região pélvica do corpo da mulher.
Diante do aumento da base do útero nas semanas finais da gravidez, o bebê acaba naturalmente se encaixando nesta região.
O encaixe também é importante para saber antecipadamente se a pelve da mulher terá condições para que o bebê passe por ela.
Qual é o momento em que o bebê normalmente encaixa?
O que normalmente acontece é o bebê encaixar em torno da 36ᵃ semanas de gestação, mas, caso a mulher já tenha tido filhos isto costuma ocorrer mais tarde, talvez até na hora do parto.
A mulher sente as mudanças no corpo quando isso ocorre?
Sim, existem diversas mudanças no corpo quando ocorre o encaixe do bebê, como, por exemplo:
– a respiração da gestante fica normalizada;
– a azia, que é tão persistente durante a gravidez, diminui;
– pode ocorrer maior dificuldade em caminhar;
– vontade intensa de urinar devido à compressão da bexiga;
– a barriga fica mais baixa e;
– o bebê se movimenta menos, pois tem menos espaço.
Preciso me preocupar caso o bebê ainda não esteja encaixado?
Não precisa se preocupar, pois muitas vezes o bebê demora mais tempo para encaixar, já que o encaixe depende de diversos fatores.
Enquanto o tão esperado encaixe não acontece, tente fazer alguns exercícios físicos para que a musculatura relaxe.
Mas tenha em mente que os exercícios físicos nesta fase da gravidez devem ser repassados por um profissional qualificado, para que não apresentem riscos ao bebê.
Existem alguns motivos para que o encaixe do bebê esteja atrasado?
Algumas das razões para que o encaixe do seu bebê esteja demorando podem ser as seguintes:
– ele está na posição posterior, isso quer dizer que a cabeça dele está virada para baixo, mas ele está posicionado de costas para a espinha da mãe;
– quando é uma gravidez em que a gestante vai dar à luz a duas ou mais crianças gêmeas e;
– quando a barriga tem muito ou pouco espaço para o bebê se movimentar.
Também é importante lembrar que não é porque o feto está de cabeça para baixo que o parto vai acontecer logo, porque isso não quer dizer que ele esteja encaixado, é somente uma posição comum aos fetos após 28 semanas de gravidez.
Caso esteja com qualquer dúvida em relação à posição do bebê, o melhor a fazer é se consultar com um médico, pois somente um profissional poderá afirmar se o seu bebê está encaixado ou não.