O interesse das mães em aprender como fazer ninho para bebê vem aumentando dia a dia devido às vantagens desse acessório.
Feito com tecido algodão, esse tipo de cama é usado como um redutor de berço para os bebês com poucos meses de vida.
Menor que um moisés, o ninho é formado por almofadas, que envolvem o bebê de modo a simular o útero. Isso deixa o recém-nascido mais aconchegado e seguro, facilitando seu sono.
Apesar de seu uso principal ser no berço, o ninho pode ser usado em outros lugares da casa. Também é possível usá-lo ao sair e colocar no carrinho de bebê.
Conheça mais benefícios desse acessório, além do passo a passo de como fazer ninho para bebê.
Como fazer ninho para bebê passo a passo
Além de adquirir o acessório em uma loja, também é possível fazer o seu próprio ninho. Em geral, ele é confeccionado usando tecido de algodão e manta acrílica, o que proporciona maciez e conforto durante o sono do bebê.
Veja a lista de materiais necessários:
- Papel para fazer os moldes
- Tecido
- 3 metros de cordão
- 18 cm de zíper (opcional)
- Alfinetes
- Fita métrica
- Tesoura para tecido
- Manta acrílica
- Espuma para enchimento de travesseiro
- Máquina de costura
Passo a passo
Faça o molde do ninho, lembrando de deixar uma margem de 1 a 1,5 cm ao redor para a costura. Lembrando que você precisará fazer a frente e o verso. Veja como é o molde separado das peças:
Transfira o molde para o tecido e recorte todas as peças (frente e costas, além do molde das laterais em formato de arco). A almofada deve ter 15 cm de largura.
No caso de optar fazer um ninho com almofada removível e zíper, faça os moldes das 2 peças em arco com mais 1 cm de largura.
Em seguida, recorte 2 peças para fazer o colchãozinho, também acrescentando 1 cm.
Recorte 2 peças de manta acrílica um pouco menor que a medida do colchão. Se quiser um ninho com espessura maior para deixar mais macio, acrescente mais uma camada de manta.
Para fazer o colchão removível, costure as 2 peças da almofada lateral (em formato de U) ao redor das bordas. Deixe um pedaço sem costurar para virar a peça do avesso e pôr o enchimento.
Depois de virar e colocar o enchimento, alfinete a abertura e costure-a na máquina ou à mão.
Junte a frente e costas do ninho usando alfinetes. Costure onde mostra as linhas pontilhadas e adicione o zíper. Caso tenha optado não colocá-los, deixe as peças abertas.
Para fazer o babado onde o cordão ajustável será colocado, recorte um tecido com 3 m x 11 cm. Dobre a peça no comprimento, costure e vire do avesso. Para dar o efeito franzido, costure com pontos largos e depois puxe as linhas.
Prenda o babado no ninho com alfinetes e costure, cuidando para não entortar o ninho. Deixe um espaço de sobra para que seja possível puxar o cordão.
Coloque o enchimento no ninho, marque o contorno com alfinetes e costure, deixando o espaço nas laterias (onde será colocada a almofada em formato de U). Se preferir, faça uma costura cruzada nele para que não fique saindo do lugar.
Coloque o forro em U, puxe o cordão com cuidado para não arrebentar e costure. Para finalizar, faça costura as peças do colchão.
Se você gostou desse modelo e quer acompanhar o passo a passo completo, visite o site da Createaholic.
Para que você possa aprender ainda mais, selecionamos o vídeo do canal ManuArte, que mostra como fazer um ninho para bebê de um jeito simples. Veja e faça em casa para o seu bebê dormir bem durante a noite!
Benefícios do ninho para bebê
O uso do ninho traz várias vantagens, entre elas a sensação de segurança para o bebê em seus primeiros meses de vida. Como ele acabou de sair do ambiente uterino, fica mais fácil se acostumar aos poucos com o ambiente exterior.
O ninho limita o espaço do bebê no berço, impedindo que ele tenha o sono afetado por ficar se movendo. Assim, o recém-nascido pode dormir com mais tranquilidade, sem a necessidade de usar mantas ou almofadas ao redor, que trazem o risco de sufocamento.
Outra vantagem desse acessório é o fato de permitir a locomoção com mais facilidade. Existem, por exemplo, modelos com alça para carregar e também modelos que são ajustáveis ao crescimento da criança.
O ninho redutor de berço é seguro?
É seguro usar o ninho para bebês, desde que ele seja feito com materiais apropriados. O recomendado é que o bebê seja colocado sempre com a barriga voltada para cima, já que essa é a posição indicada por médicos para evitar sufocamento ao dormir.
O acessório deve ser verificado antes para garantir a segurança do bebê. Linhas de costura soltas precisam ser removidas, além de se certificar que as laterais do ninho estão firmes.
Lençóis e travesseiros não devem ser colocados no ninho. Ele deve ser lavado regularmente, lembrando que os produtos usados devem ser aqueles que não causam problemas para o bebê.
Até que idade o bebê usa o ninho?
O ideal é que ninho para bebê seja usado até os 3 meses de vida, fase em que a criança permanece deitada na posição em que foi colocado. Mas ele também pode ser usado por bebês mais velhos, que gostam do aconchego do acessório.
Porém, é preciso ter uma atenção maior após o quinto mês de vida do bebê, pois ele começa a ter forças para se virar. Desse modo, pode haver o risco de que o bebê sufoque.
Modelos
Na hora de comprar ou mesmo fazer o ninho para bebê, é importante levar em consideração alguns fatores sobre o modelo escolhido. Veja quais são eles:
O modelo de ninho para bebê com alças é ideal para se locomover com a criança. Além disso, ele pode ser carregado com mais praticidade mesmo que o bebê esteja dentro.
Conforme o bebê vai crescendo, o ideal é que o tamanho do ninho redutor de berço seja ajustado. Para isso, a alça reguladora ajuda a deixar no tamanho mais adequado para acompanhar o desenvolvimento da criança.
Para evitar que o bebê seja picado por insetos, o ninho redutor com mosqueteiro é a melhor opção. Esse modelo é recomendado principalmente para o uso no verão, evitando que os mosquitos incomodem o sono do seu pequeno.
O ninho com formato oval deixa o bebê com mais sensação de espaço reduzido, pois tem as extremidades mais próximas. Isso faz desse modelo o mais próximo do ambiente do útero.
Você acabou de aprender o passo a passo de como fazer ninho redutor de berço e essa é uma ótima forma de economizar no enxoval do bebê.
Agora, já pode confeccionar esse acessório do jeitinho que deseja para oferecer um lugar único e aconchegante para o seu bebê.