A massagem shantala é uma massagem indiana milenar especialmente desenvolvida para os bebês. O objetivo maior é a troca entre mãe e bebê, bem como o fortalecimento do vínculo e a transmissão de amor e carinho. A técnica não possui movimentos que devem ser rigorosamente seguidos, o mais importante é estar calma e relaxada, já que o bebê vai sentir tudo isso através da massagem.
Preparativos para a massagem shantala
O bebê deve estar despido, e você vai precisar de uma toalha para colocá-lo sobre ela, um pano limpo e seco para remover o produto e um óleo infantil dermatologicamente testado. Escolha um local aquecido e antes de começar friccione as mãos umas nas outras.
Movimentos da shantala
- Rosto: os movimentos no rosto servem para estimular a musculatura e a expressão de sentimentos. Ela deve ser realizada sem o óleo. O toque deve ser suave, comece colocando os polegares na testa do bebê, acompanhe a linha da sobrancelha e contorne os olhos.
- Peito: utilizando o óleo, os movimentos ajudam a eliminar a tensão e a facilitar a respiração. Coloque as mãos no centro do peito e deslize para os lados passando pelos ombros, braços e mãos. Posicione as mãos também sobre as barrigas e deslize sobre todo o tronco.
- Braços e mãos, pernas e pés: com o óleo, ajude a fortalecer os músculos e articulações e a ativar a circulação. Envolva os membros com as mãos e deslize fazendo movimentos de vai e vem.
- Barriga: utilizando o óleo, ajude o funcionamento do intestino e a eliminação de gazes dos pequenos. Coloque a mão sobre a barriga e deslize até a parte inferior. Faça movimentos circulares e depois levante as perninhas e pressione-as levemente sobre o corpo.
-
Costas: para estimular o equilíbrio, vire o bebê de costas e massageie toda ela com movimentos de vai e vem, até chegar às pernas. Faça massagem ainda nas laterais do corpo, na região da barriga.