A maioria das gestantes apresenta problemas com o funcionamento do intestino – pesquisas apontam que duas em cada três mulheres gravidas reclamam de prisão de ventre. Mas, o que fazer para evitar este incomodo?
Por que gravidas apresentam prisão de ventre?
A prisão de ventre em gestantes ocorre devido às alterações hormonais que ocorre com o corpo durante o desenvolvimento do bebê. O problema tende a piorar a partir dos seis meses, quando o útero aumenta mais e o intestino acaba sendo pressionado, ficando mais lento. Os casos mais graves podem levar à formação de hemorroidas que podem ser muito doloridas.
Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação
Dicas para melhorar o funcionamento do intestino
- Existem muitos medicamentos que prometem o alívio para o problema, mas eles devem ser evitados durante a gravidez. Procure maneiras mais naturais. Também não tome chás ou outras bebidas laxantes, que podem ser prejudiciais para mães e bebês.
- A alimentação saudável é sim a melhor maneira de resolver a prisão de ventre. Alimentos ricos em fibras estimulam o transito intestinal, alguns deles são cereais, aveia, pães integrais, frutas, verduras e legumes. Dentre as frutas, abuse de mamão, ameixa, melão, laranja, damasco, manga e morango. Já banana, maçã, pêra e goiaba têm efeito contrário, evite.
- Coma em horários regulares, assim o corpo se acostuma não só com o novo cardápio, mas também com o momento em que vai receber alimentação e passa a funcionar mais regradamente.
- Os líquidos são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, já que evitam que as fezes endureçam e fazem com que sua passagem pelo intestino seja mais fácil. A quantidade de água indicada é de oito copos diários. Outras deliciosas opções são sucos naturais, vitaminas com frutas e água de coco.
-
Os exercícios também ajudam muito, já que estimulam os movimentos peristálticos, mas devem ser leves e moderados, como hidroginástica, yoga e caminhada.