Apesar de ser um dos momentos mais incríveis na vida de uma mulher, a gestação traz muitas mudanças para o corpo feminino, resultado dos muitos hormônios em atividade e do crescimento e formação de um novo ser.
Para a maioria das mulheres, os maiores problemas são as manchas faciais e as estrias.
Porém, com os cuidados certos, estas marcas podem não aparecer ou desaparecer após a gravidez, veja:
Manchas na pele
As manchas na pele durante a gestação são as chamadas melasmas. Elas são causadas pelas alterações hormonais combinadas com o sol. Os locais mais comuns são acima do lábio, nas maçãs do rosto e na testa. A prevenção correta pode fazer com que elas simplesmente desapareçam após o parto.
Leia ainda: Dicas para engravidar de bebê menino
As indesejáveis estrias
As estrias surgem geralmente na barriga, seis e quadril, e estão associadas aos hormônios combinados ao aumento do peso.
Como evitar o surgimento de manchas e estrias?
Algumas atitudes podem evitar o surgimento das manchas faciais e das estrias:
- A gestante deve usar e abusar do filtro solar fator 30, pelo menos. Ele deve ser usado para qualquer exposição ao sol, por menor que seja. Se for à praia ou piscina, reaplique de duas em duas horas. Outro cuidado importante é evitar o sol das 10 horas da manhã às 4 horas da tarde, por ser muito forte. Associe o uso do protetor a acessórios como óculos escuros e chapéu.
- Caso as manchas tenham surgido e esteja demorando a ir embora, procure um dermatologista, pois existem tratamentos para o clareamento da pele.
-
Para evitar o surgimento das estrias, a hidratação da pele é fundamental. Pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma delas depois do banho, aplique cremes ou óleos a base de amêndoas ou semente de uva. O excesso de peso deve ser controlado durante a gestação. Tenha uma alimentação equilibrada. Caso elas surjam, após o parto é possível realizar tratamentos com resultados positivos para cerca de 70% das marcas.