Na hora de decorar o quarto e comprar o berço do bebê, existe um detalhe muito importante que muitas vezes passa desapercebido: o colchão.
Durante os primeiros meses de vida o pequeno ainda possui horários irregulares, e os momentos de sono são imprescindíveis para que ele descanse e continue se desenvolvendo bem.
Apesar de o corpo da criança ser ainda bem leve, os pais precisam prestar atenção, e optar por produtos que primem pela ortopedia, durabilidade, conforto e até mesmo higiene.
A importância do colchão correto
Os colchões são de fundamental importância para o desenvolvimento do bebê. Quando o colchão não permite o alinhamento correto do corpo do recém-nascido ele pode ter problemas de crescimento, que infelizmente só serão percebidos quando a criança estiver maior, com três anos ou mais.
Os pais também devem ficar atentos ao choro do bebê. Se ele chorar sempre no momento em que é colocado para dormir o motivo pode não ser cólica ou fome, e sim o desconforto causado pelo colchão.
Quando for escolher o colchão, os pais devem buscar o melhor. Existem alguns destinados a motivos específicos, como os que diminuem risco de regurgitação, azia, tosse, engasgo e que auxiliam na respiração.
Leia ainda: Como manter a beleza durante a gestação
Confira nessa tabela abaixo como escolher o colchão ideal pela densidade:
Qual colchão correto para recém-nascidos?
O tamanho D18 é o indicado para recém nascidos e crianças até 03 anos. Por ser um tamanho especial, não é citado na tabela acima.
Dicas para escolher o colchão ideal
Antes de comprar, preste atenção aos seguintes conselhos:
- Não compre colchões usados;
- Não opte prontamente por aqueles que já estão dentro do berço na exposição da loja. Antes procure saber o que de fato oferecem de bom;
- Escolha os antialérgicos e com tratamento antiácaro, já que o bebê ainda não está imune a estas ameaças;
- Para os primeiros meses de vida, prefira os colchões de altura média, para que o bebê fique mais seguro e não alcance o topo da grade de proteção do berço;
- Prefira colchão de espuma ao invés do colchão de molas;
- Os colchões impermeáveis podem aumentar a temperatura do corpo do bebê, aumentando seu suor.
Excelente esse conteúdo e digo mais, vale mesmo para adultos. Parabéns pela iniciativa de ajudar o consumidor a fazer a compra correta, baseada em conhecimento e informação. Obrigado!
Adorei as dicas!!! Fui mandar fazer um colchão e o cara da loja me falou que o mais indicado para recém nascido era a densidade 28. Ainda bem que eu não mandei fazer e pesquisei por que provavelmente era o que ele tinha na loja. Absurdo isso!! Obrigada pelas dicas!!
Adorei as dicas!!!