A chegada de um novo integrante à família é sempre recebida com muita alegria, mas também com bastante correria.
Afinal, é preciso buscar artigos e roupas para que o neném esteja protegido e confortável o tempo todo. Uma das peças que não pode faltar em nenhum enxoval é a meia de bebê ideal para qualquer ocasião. Sim, pois mesmo nas épocas mais quentes do ano, o recém-nascido precisa de proteção em seus pezinhos.
Logo nos primeiros dias, semanas e meses de vida, a maia de bebê ajuda a proteger do frio e da variação de temperatura. O organismo imaturo ainda precisa de tempo para conseguir regular o calor do próprio corpo e, mesmo no verão, muitas noites podem ser frias e surpreender os pais. Imagine os pequenos então.
Embora seja uma peça de roupas muito comum, existem algumas dúvidas sobre como escolher a melhor meia de bebê para o filho. Por isso, separamos algumas informações que podem ajudar bastante. Inclusive, existem artigos acadêmicos e da própria Associação Brasileira de Pediatria (ABP) que indicam a necessidade de se utilizar as roupas adequadas nos recém-nascidos menores de 6 meses.
Leia ainda: Como é a visão dos bebês? Descubra como eles enxergam
Como encontrar a melhor meia de bebê para proteger o seu filho
Primeiramente, é preciso destacar que o preço não deve ser um problema aqui. Isso porque as meias mais caras são baratas também. Isso quer dizer que você deve priorizar, acima de qualquer coisa, o conforto da criança e a utilidade da roupa. Afinal, é preciso observar a idade do seu filho ou da sua filha.
Bebês recém-nascidos precisam se sentir confortáveis e ter peças cômodas, que não fiquem apertadas ou soltas demais. Os itens de algodão ou de malha sintética podem ser boas opções, já que são arejados, macios e leves. Dessa forma, o bebê não vai sofrer com uma meia incompatível.
Para os maiores, aposte nas meias com sola antiderrapante
Os bebês maiores, que já começam a ensaiar os primeiros passos, precisam utilizar meias, sobretudo em épocas frias do ano. O pé descalço em contato direto com o chão gelado pode gerar variações de temperatura que são prejudiciais à saúde do pequeno.
Porém, as meias comuns, com solas lisas, tendem a ser escorregadias e podem causar acidentes. Por isso, o ideal é investir em uma meia de bebê que tenha solado com pingos sintéticos. Eles servem como um revestimento antiderrapante. Essas peças darão mais firmeza à criança quando ela tentar andar.
No calor, aposte nas meias sapatilhas
Por fim, um modelo de meia de bebê que tem agradado os pais no país inteiro é o de sapatilha. Seria uma meia mais baixa, com um elástico no “peito do pé”. Ela é mais arejada e pode ser utilizada no lugar de um chinelo dentro de casa. Em épocas mais quentes do ano, esse modelo pode ser o ideal.
Confira também: 6 Cuidados necessários com a pele de bebês
Assim, a criança não sentirá calor e conseguirá manter as meias nos pés por longos períodos. Inclusive, elas também podem ter o solado antiderrapante a fim de evitar acidentes.
Até quantos meses tenho que usar meia e luva no meu bebê?
Descubra no vídeo do canal da Dra Luciana Herrero a idade recomendada para usar meias no seu bebê: