O tempo de licença maternidade pode variar entre 120 e 180 dias, conforme a empresa. Mas, independente disso, quando se aproxima o fim deste período toda mãe começa a ficar apreensiva quanto ao equilíbrio entre dedicação aos filhos e o trabalho.
Muitas têm receio de se ausentarem de seus empregos e serem prejudicadas, enquanto outras preferem abrir mão da vida profissional para ficarem um período mais longo com seus bebês. Em todos os casos, a hora de voltar ao trabalho exige uma adaptação tanto por parte das empresas, como também das mães e da rotina familiar.
Para lidar com esta situação é preciso responder algumas perguntas.
Mais alguém sabe cuidar do meu filho como eu?
Um retorno tranquilo ao trabalho implica no bem-estar do filho. Portanto, é importante escolher com antecedência um cuidador de confiança. A mãe não pode deixar essa decisão para a última hora. Lembrando que é interessante escolher creches próximas ao trabalho ou de casa. Caso opte por uma babá, vale gastar um mês ou dois para conhecer este profissional, orientá-lo e acompanhá-lo. Assim você ficará mais calma e confiante.
Meu filho vai sofrer ao me ver indo trabalhar?
A maneira como a mãe age quando vai se despedir do pequeno para ir trabalhar influencia na forma como ele irá corresponder a essa separação. A criança reage aos nossos sentimentos. Se a mulher se preparou, não se sente dividida, ou com conflitos internos, com certeza o filho ficará melhor.
Leia mais: Como anunciar a gravidez para o bebê mais velho?
Quando for trabalhar, deixe claro, desde o início, o que está indo fazer e que depois voltará. Nada de sair às escondidas ou ‘de fininho’. Melhor se despedir e dizer que volta, porque isso é o que vai acontecer. Assim, a criança estabelece uma relação de confiança com a mãe, que é seu porto seguro. Nada de mentiras. Nunca!
Meu filho tem menos de 06 meses, como ele irá se alimentar?
Para amamentar, a mulher tem direito – até o bebê completar seis meses de idade – a dois descansos de meia hora cada um, durante o expediente. Para poder usufruir disto é importante que o seu filho esteja em uma creche ou com um cuidador próximo do seu trabalho. Ao ter a criança perto da sua empresa, você também tem a possibilidade de visitá-la durante o horário de almoço. Fora destes horários é importante extrair leite (veja como armazenar o leite corretamente) com uma bombinha ou manualmente. Lembre-se que este alimento produzido por você é a melhor forma de nutrição e carinho que você pode dar.
Tenho medo de perder o emprego. Como devo me comportar?
Quando estiver na empresa, você deve se dedicar inteiramente a esta atividade. Uma mãe que fica ligando de 15 em 15 minutos para saber como o filho está prejudica a qualidade do seu trabalho. Isto é um tormento para a companhia e um desgaste emocional para a mãe. Deixe expresso, não apenas em palavras, mas também em atos, que você está interessada nos seus afazeres. Uma alternativa é reservar momentos do dia para falar com seu filho ou com o cuidador.
Veja ainda: Dicas de lanches para comer no trabalho
Ao mostrar que é uma profissional dedicada, você também consegue conversar com seu chefe sobre certas flexibilidades de horários. Se você está rendendo, produzindo e dando o seu melhor tudo é negociável.
Caso a mãe tenha que levar o filho ao médico, explique a situação para o seu chefe e na volta apresente o atestado de que esteve em uma consulta. Com relação a compromissos da escola, como reunião de pais e apresentações, é possível se organizar. Não dá para abrir mão dessas coisas. E elas são marcadas com antecedência, de modo que tem como falar sobre isso com o seu gestor. Claro que eventualidades acontecerão, mas é importante estar presente na maioria dos eventos. O pai, os avós e os padrinhos também tem papel importância desse momento e devem auxiliá-la em casos de emergências ou situações imprevisíveis que possam ocorrer.
E a principal dica é dar um tempo de qualidade quando estiver com o seu filho. Não se renda ao cansaço e mostre a ele que mesmo tendo que trabalhar, quando chegar em casa, o tempo dedicado será suficiente.