Muitas mamães ficam apreensivas com este assunto. Acham que qualquer choro do bebê pode ser cólica – os famosos gases presos, etc. Logo querem dar algo para amenizar o incômodo do bebê.
Mas, será mesmo que chás ajudam a aliviar os gases do seu filho?
O que são os gases do bebê?
Os gases que bebês expelem podem vir do ar que ingerem ao se alimentar, ou quando choram ao chupar dedo e chupeta. Outro tipo de gás é formado pela digestão do alimento, somado ao oxigênio da ingestão e do nitrogênio deglutido. Esses gases podem sair pela boca em forma de “arroto” ou em forma de pum (flatulências).
Excesso de gases no intestino é por conta do ar engolido. Se o bebê não mama corretamente é por que ou não está com a pega correta ou toma muita lactose ou pouca gordura. Isso contribui na formação de gases.
Orientações
O uso de mamadeiras favorece a ingestão de ar enquanto o bebê mama. Com os gases presos vêm o incômodo, a dor e o choro, devido às cólicas.
Na verdade, quando o bebê chora necessariamente não é pela dor dos gases acumulados. Quando se faz um raio-X da barriga do bebê nota-se poucos gases. O que acontece é que ele pode chorar por qualquer outro motivo, como saudade da mãe, fome, troca de fraldas, etc.
Se você o pega no colo, faz carinho e em pouco tempo ele arrota é porque acumulou gás, mas se arrotou já é um bom sinal.
Se o seu filho mama no peito e demora a arrotar, não adianta forçar. Não é uma regra ter que arrotar logo depois de comer, depende do organismo da criança e da mamada. Com a pega certa ele ingere pouco ar. Com a pega errada (com barulhos) é provável que entre mais ar.
O que seu filho vai adorar é mamar e ficar nos seus braços. Arrotar é consequência, tenha paciência e não o balance para que o arroto saia.
Devo dar chá?
Nada de chás! E nada de:
- Água;
- Remédios de qualquer tipo (natural ou artificial) sem orientação de um pediatra, que fará uma avaliação do caso e verá se há necessidade do uso;
Leia mais: Mau hálito no bebê, o que pode ser?
Isso pode provocar cólicas ou problemas mais graves por ele/a não estar acostumado a esses alimentos e remédios. Aí sim, ele pode ter complicações.
Então fique atenta, tenha paciência e cuidado. Seu filho pode arrotar ou soltar “pum” normalmente, mas não significa que gases presos estejam incomodando e que sejam a causa do choro.
Quer compartilhar sua experiência? Comente aqui conosco!
Veja algumas matérias que poderão ajudar:
Sou mãe dos gêmeos Francisco e Joaquim e com quase 2 meses eles começaram a ter cólicas fortíssimas de chorar por 3 hrs sem parar. Como eles mamavam no peito e complementava com formula tentei primeiramente comprar mamadeiras que não deixam o bebe ingerir muito ar e não resolveu, depois passei a dar remédio simeticona não resolveu, dimeticona+metilbrometo de homatropina resolveu um pouco mais foi temporariamente, funchicoria colocava um pouco no bico acalmava mais depois que o sabor passava começavam a chorar de novo ou seja, remédio nenhum resolveu. Fiz massagens, compressas e nadaa. Uma Amiga falou pra dar chá de funcho e eu não quis dar pq o pediatra falou que não podia e porque eu tinha medo dessas coisas naturais. Um dia os meninos choraram muito de perder o folego foi desesperador ai deixei de lado as recomendações do pediatra e meu receio e dei o chá de FUNCHO e funcionou! Os meninos param de sentir dor e passaram a chorar só quando queriam mamar ou dormir. Depois disso sempre dou chazinho para eles. Estavam gripados o pediatra disse pra dar só água e nada deles melhorarem dei um chazinho e melhoram. Com as experiencias que tive com chazinho eu não tenho mais nada contra.
Meu Pedro tem apenas 28 dias de nascido, e desde os 15 dias dou chá de Erva doce e chá Preto. E meu bebê se sente bem melhor. Ele mal sente cólicas, dorme a noite, acorda só uma vez para mamar!