Pode parecer estranho ou difícil de acreditar, mas os bebês podem sim desenvolver cáries. Eles são tão pequenos e possuem dentes tão frágeis, como lidar com o problema?
O que é a cárie?
As cáries são buracos e manchas nos dentes causados por ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. São a desmineralização do esmalte que reveste o dente. Para produzir ácidos prejudiciais, as bactérias utilizam o açúcar presente nos dentes resultante dos alimentos.
Leia ainda: O que é permitido ou não na quarentena
A partir de quando podem ocorrer?
As cáries podem surgir assim que o primeiro dentinho do bebê despontar, portanto não é possível que um dente já nasça careado.
Dentista logo cedo
Para evitar o aparecimento das cáries, os pais devem levar a criança ao dentista logo que os primeiros dentinhos nascerem. O profissional vai atuar na prevenção – aplicando flúor e fazendo limpeza – e explicando as técnicas corretas de escovação.
Cuidado ainda na gestação
O cuidado com os dentes do bebê deve surgir ainda durante a gestação. A mulher deve ter uma dieta rica em alimentos saudáveis e tomar cuidado com possíveis infecções e com o uso de antibióticos, que podem prejudicar a formação dos dentinhos do bebê.
Controle do açúcar
Como já dissemos, o açúcar faz com a bactéria causadora da cárie produza o ácido que vai prejudicar os dentes dos pequenos. Sendo assim, o controle do açúcar deve ser feito.
O bebê deve comer doces com moderação, de preferência após as refeições e antes da escovação. O leite diário, por exemplo, deve conter doses reduzidas de açúcar. Segundo os médicos, quanto mais tarde a criança experimentar o açúcar, melhor.
Escovação noturna
Se o bebê já possui dentinhos e tem o hábito de mamar antes de dormir, ainda que seja leite materno, é necessário que os pais façam a higienização de seus dentinhos antes de dormir. Com a diminuição da saliva durante o sono, as bactérias causadoras das cáries aumentam.