O Calendário Lunar 2020 pode ser uma boa ajuda para quem está planejando ter um bebê e deseja se informar sobre o que a astrologia tem a dizer.
Com o uso desse calendário, a mãe pode se planejar, programando o período em que ocorrerá a concepção e pode também descobrir quando o parto deverá acontecer.
Tais informações, além de serem úteis para definir as melhores datas para engravidar e ter o bebê, ainda pode contribuir para que os pais entendam mais a respeito da personalidade da criança.
Por isso, entenda a seguir como funciona o calendário lunar, quais as razões para definir uma determinada fase da lua para a criança nascer e como fazer o cálculo da data do parto.
O que é Calendário Lunar?
O Calendário Lunar consiste em um método que foi desenvolvido há muitos anos com a finalidade de ajudar as mulheres que têm o desejo de que seus filhos nasçam em uma determinada fase da lua.
O motivo para que essas futuras mães prefiram dar à luz em uma fase lunar específica é porque, de acordo com a astrologia, a criança terá as características relacionadas à fase da lua em que veio ao mundo.
Mesmo não tendo nenhuma comprovação científica que relacione o perfil da criança, existe a crença de que a sua personalidade no futuro será influenciada com o dia em que nasceu ou no período em que ocorreu a concepção.
O ciclo lunar dura 29 dias, sendo esse período classificado por quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. De acordo com a astrologia, cada uma dessas fases tem a sua própria energia.
Por essa razão, ao conhecer o que a astrologia tem a dizer sobre a relação da fase da lua com a personalidade da criança, torna-se possível fazer uma programação para que o bebê nasça no período lunar mais desejado.
A seguir, confira as características mais comuns da personalidade dos bebês com base na fase lunar:
Lua Nova
Os bebês nascidos durante a Lua Nova têm muita energia e são bastante curiosos. Essa fase lunar também está relacionada a pessoas criativas e que não se intimidam diante de um desafio.
Como a Lua Nova é considerada o melhor momento para começar novos projetos, a criança nascida nesse período está sempre buscando mudanças e novidades, não apresentando o hábito de deixar as coisas para depois.
Lua Crescente
A Lua Crescente é ótima para programar o parto, além de estar associada ao início e renovação.
Ao dar à luz nesse período lunar, o mais provável é que a criança tenha uma facilidade de aprendizado no decorrer da vida.
Ela também terá facilidade em fazer novos amigos e em finalizar as coisas que começa. Isso porque essa fase da lua carrega em si a marca do desenvolvimento e da evolução.
Lua Cheia
A criança que é regida pela Lua Cheia costuma ser bastante sentimental e, por isso, tem a tendência de tratar a todos com muita amabilidade.
Donas de uma grande vontade de vencer, está sempre em busca de aventuras e tem uma capacidade bem desenvolvida quando se trata de convencer alguém a fazer o que ela quer.
Lua Minguante
Segundo a astrologia, os bebês nascidos nessa fase da lua são movidos pela energia da superação. Isso faz com que elas sejam capazes de não se abalar em situações negativas, além de não se iludirem demais com as coisas positivas.
Outra característica é a facilidade de se organizar e ser comprometidos com aquilo que fazem, o que será muito útil nos estudos.
Agora que você já entendeu o que é o Calendário Lunar e como cada fase da lua pode ter uma influência diferente na personalidade do seu bebê, entenda no próximo tópico como ele age durante a gravidez.
Como funciona o calendário lunar na gravidez?
Durante cada uma das suas fases, a lua exerce reações diferentes por conta da sua força gravitacional, influenciando as marés, a menstruação e, até mesmo, a gestação.
Mesmo não existindo estudos científicos sobre a relação da lua com a gravidez, muitos médicos afirmam que na mudança da fase da lua há um número maior de partos.
O mesmo acontece durante a fase de Lua Cheia, fazendo com que ginecologistas e obstetras não entendam o motivo. Isso faz com que seja comum que alguns médicos acabem programando o parto tendo como base o calendário lunar.
Uma das possíveis causas que podem levar os nascimentos a acontecerem com maior frequência durante as mudanças da fase lunar pode estar relacionada à influência que a lua exerce nos elementos fluidos, como é o caso das marés.
Desse modo, a teoria é de que a lua também é capaz de influenciar o trabalho de parto atuando sobre o líquido amniótico. Isso faz com que, por exemplo, a mulher sinta mais cólicas e contrações na Lua Cheia.
Também há médicos que acreditam que o Calendário Lunar está relacionado aos ciclos menstruais da mulher que, em geral, são contados usado o sistema. Por esse motivo, a gestação segue o mesmo ciclo, sendo contados nove ou dez ciclos lunares na gravidez.
O método de contagem das luas é usado há muito tempo para prever quando a criança vai nascer. O cálculo e feito da seguinte maneira: o tempo médio de duração de uma gravidez normal é de 280 dias. Isso significa que são contados 10 ciclos lunares de 28 dias (o que corresponde a 40 semanas).
Menina ou menino
Outra curiosidade que tem relação com o Calendário Lunar é que pode ser possível programar ter uma menina ou um menino, dependendo da fase da lua em que houver a concepção.
Segundo essa crença, quando a fertilização acontece durante o período da Lua Crescente, há uma grande chance de nascer uma menina. Quando a concepção ocorre na Lua Minguante, a probabilidade de ter um menino é maior.
Aumento da fertilidade
Há também quem creia que as fases da lua podem ter relação com o aumento da fertilidade. Nesse caso, o ciclo menstrual da mulher deve estar de acordo com as fases lunares.
Caso a menstruação surja na Lua Nova e a ovulação durante o período de Lua Cheia, há maiores chances de concepção. Desse modo, esse seria o melhor período para os casais que estão tentando engravidar. Isso faz com que seja uma boa ideia aproveitar esse período no decorrer do ano.
Outro uso do Calendário Lunar para ampliar as chances de ter um bebê é manter relações durante a Lua Cheia, seja qual for o seu período menstrual em que a mulher esteja.
Calendário Lunar 2020
No Calendário Lunar 2020 é possível observar que cada fase da lua dura cerca de sete dias. Durante a ano, acontecem 12 ciclos completos, sendo cada um deles chamado de lunação.
Veja a seguir quando ocorrerá cada fase lunar em 2020:
Janeiro
3 de janeiro: Lua Crescente
10 de janeiro: Lua Cheia
17 de janeiro: Lua Minguante
24 da janeiro: Lua Nova
Fevereiro
1 de fevereiro: Lua Crescente
9 de fevereiro: Lua Cheia
15 de fevereiro: Lua Minguante
23 de fevereiro: Lua Nova
Março
2 de março: Lua Crescente
9 de março: Lua Cheia
16 de março: Lua Minguante
24 de março: Lua Nova
Abril
1 de abril: Lua Crescente
7 de abril: Lua Cheia
14 de abril: Lua Minguante
22 de abril: Lua Nova
30 de abril: Lua Crescente
Maio
7 de maio: Lua Cheia
14 de maio: Lua Minguante
22 de maio: Lua Nova
30 de maio: Lua Crescente
Junho
5 de junho: Lua Cheia
13 de junho: Lua Minguante
21 de junho: Lua Nova
28 de junho: Lua Crescente
Julho
5 de julho: Lua Cheia
12 de julho: Lua Minguante
20 de julho: Lua Nova
27 de julho: Lua Crescente
Agosto
3 de agosto: Lua Cheia
11 de agosto: Lua Minguante
18 de agosto: Lua Nova
25 de agosto: Lua Crescente
Setembro
2 de setembro: Lua Cheia
10 de setembro: Lua Minguante
17 de setembro: Lua Nova
23 de setembro: Lua Crescente
Outubro
1 de outubro: Lua Cheia
9 de outubro: Lua Minguante
16 de outubro: Lua Nova
23 de outubro: Lua Crescente
31 de outubro: Lua Cheia
Novembro
8 de novembro: Lua Minguante
15 de novembro: Lua Nova
22 de novembro: Lua Crescente
30 de novembro: Lua Cheia
Dezembro
7 de dezembro: Lua Minguante
14 de dezembro: Lua Nova
21 de dezembro: Lua Crescente
30 de dezembro: Lua Cheia
Como calcular a data do parto pelo Calendário Lunar?
Para que você possa fazer uso do Calendário Lunar 2020 e programar a data em que seu filho vai nascer, é preciso seguir os seguintes passos:
- Marque a fase da lua em que a menstruação apareceu pela última vez.
- Em seguida, conte 9 ciclos lunares usando o Calendário Lunar 2020.
Ao seguir as dicas sobre o Calendário Lunar 2020 mostrado neste artigo, você vai ser capaz de programar melhor a gestação e a chegada do seu bebê. Além disso, poderá comprovar se as histórias do uso do calendário são verdadeiras ou apenas um mito. Afinal, não custa nada tentar!
Referências
gravidez.online/influencia-da-lua-no-parto
agravidez.com/calendario-lunar-2020.html
olharmaterno.com.br/calendario-lunar-na-gravidez
astrocentro.com.br/blog/lua/calendario-lunar-2019-para-gravidez
trocandofraldas.com.br/mudanca-de-lua-e-sua-influencia-para-o-parto