Durante a gravidez, devido a alteração hormonal, é comum os cabelos ficarem com aparência de mais hidratados, volumosos e com brilho.
As quedas são comuns após o parto, mas há casos em que elas podem ocorrer com a mamãe ainda gestante.
Por que meu cabelo está caindo durante a gravidez?
Nesta fase não é muito comum as quedas dos fios, mas devido à elevação de progesterona eles podem ficar secos e quebradiços.
Então, se o seu cabelo está caindo muito, pode ser que ele esteja quebrando próximo à raiz. Fique atenta à quantidade e comunique ao seu ginecologista para que ele avalie se está dentro da normalidade. Mas fique tranquila!
Tem alguma forma de contornar essas quedas?
Sim. Veja algumas dicas:
- Escove os cabelos cuidadosamente e sem exageros.
- Evite os penteados que usam presilhas, xuxinhas, etc, para que ele não fique preso e tencione o fio, facilitando sua queda.
- Invista em um xampu que não agrida o couro cabeludo. Utilize os modelos com fórmulas mais suaves.
- Peça orientação de quem sabe, como um cabeleireiro de confiança. Verifique o que pode usar durante a gestação.
- Evite procedimentos químicos, mesmo os usuais, porque devido a alteração hormonal neste período, as reações ao produto podem ser diferentes das presentes na gestação. Esse produtos podem trazer risco de que certas substâncias atinjam a corrente sanguínea e prejudiquem você e o bebê.
Após o parto é normal cair o cabelo. Tem como reduzir isso?
Após o nascimento do filho, as taxas hormonais voltam ao normal e é inevitável a queda de cabelo. Mas, se você cuidar da sua parte nutricional durante a gravidez, esta queda poderá ser reduzida e chegar em até 30% do total. Em contrapartida, as que descuidando das taxas sanguíneas neste período podem ter queda de cabelos após o parto de até 50%, segundo os dermatologistas.
Leia mais: Dicas para se manter bonita após a gestação
Mais dicas práticas:
- Abuse do consumo de alimentos ricos em proteínas antes e depois do parto. Seus cabelos agradecerão.
- Quando pegar uma dica com o seu cabeleireiro aproveite e pergunte a respeito de uma loção fortificante que poderá usar em massagens semanais. É recomendado que massageie o couro cabeludo 02 vezes na semana.
- Após o parto, controle a oleosidade com loções específicas.
- Aposte em xampus que recuperem os fios.
Isto acontecerá sempre que engravidar?
Não há como prever como o corpo reagirá em uma próxima gestação.