Os dentinhos do bebê nesta fase já se encontram calcificados em sua boca, porém ainda estão ocultos, até que nasça o primeiro dentinho por volta dos 6 a 8 meses, podendo variar até 1 ano.
Para que os dentes cresçam fortes e saudáveis é necessário que desde os primeiros meses de vida você mantenha certos cuidados com a saúde bucal do seu pequeno.
Cuidados que você deve ter com os dentes de seu bebê até os 2 anos de idade:
1 – Uso de gaze
No início da erupção dos dentes de leite use uma gaze ou fralda umedecidas com água filtrada nos dentinhos, na gengiva, língua e bochecha do bebê. Faça isso pelo menos 3 vezes ao dia.
2 – Dentista
Por volta dos seis meses leve seu pequeno a uma consulta com um dentista especializado para crianças e bebês. Ele vai te instruir quanto algumas coisas que podem evitar sérios problemas mais tarde.
3 – Mamadeira
Se seu bebê ainda usa mamadeira, prefira aquelas que possuem bicos anatômicos e não aumente os furos originais.
4 – Chupar dedo ou chupeta
Não estimule o uso destes em exagero, tipo oferecer a chupeta sempre que ele chorar. O momento para retirar esses hábitos vai depender da capacidade emocional e física do seu bebê.
5 – Boca aberta
Monitore se seu bebê passa muito tempo com a boca aberta, caso ele respire mais pela boca procure um otorrinolaringologista, pois esse hábito deve ser corrigido.
6 – Uso de paninhos
Amarrar paninhos na chupeta não é aconselhável, vez que seu bebê pode tropeçar e bater com a boquinha no chão vindo a prejudicar seus dentes.
7 – Cálcio e vitamina D
Certifique-se de que a criança está ingerindo boa quantidade de cálcio e vitamina D encontrados em lacticínios como leite e iogurte natural. Estas substâncias são necessárias para uma correta formação de ossos e dentes.
8 – A escova
Com o surgimento do primeiro dente de leite já pode utilizar uma escova pequena, com cerdas arredondadas e macias.
9 – Doces
Controle os doces para evitar que apareça placa bacteriana que desenvolvem as cáries.
10 – Creme dental
Prefira os cremes dentais que não possuem flúor, principalmente se a criança ainda não souber cuspir.
Leia também: Calendário de vacinação do bebê até 2 anos
Logo que seu bebê for capaz, incentive-o a escovar os dentes sozinho; mas não deixe de fazer uma checagem.
Preserve esses cuidados hoje para um sorriso mais saudável amanhã!