O banho é um momento importante para as crianças. Não serve só para limpar e manter a higiene do corpo. Um bom banho serve de terapia, e no caso das crianças, é mais um momento de diversão. Claro que existem algumas que são avessas a esse hábito, mas ainda assim é uma questão de costume.
A maioria das mães associa o banho quente à ideia de conforto e aconchego,e isso é mesmo verdade; daí elas adotam o banho quente na rotina da higiene de suas crianças. Mas, e quanto à água fria? Quem nunca testemunhou a festa que as crianças fazem com um banho de água mais geladinha? Seja de mangueira no fundo do quintal ou numa piscina e até mesmo num rio ou no mar, elas se divertem bastante.
Os bebês
Para os bebês o banho ideal deve ter a temperatura compatível com a corporal. Os bebês não toleram banho muito frio e a água da banheira deve ser em torno de 36 a 38 graus.
Essa temperatura deve ser diminuída gradativamente a partir do 4º mês. Aos seis meses, já é liberado algum banho frio durante o verão. Só não pode ser demorado; até 5 minutos é mais que suficiente. O excesso pode provocar gripes e diminuir a pressão corporal, além de comprometer os batimentos cardíacos e a circulação do sangue.
Febre e alergias
Um mito é a necessidade de dar banho frio para abaixar uma febre. O ideal nesse caso é um banho morno de aproximadamente 15 minutos que ajuda o bebê a relaxar e acaba por diminuir a temperatura corporal. A água fria pode provocar calafrios e deixar o bebê desconfortável, elevando assim ainda mais a temperatura, produzindo um efeito contrário ao desejado.
Também não se recomenda banhos frios para crianças com alergias com bronquite, ou mesmo quando estão gripadas. Nesses casos, o ideal é um banho morno ou mais quentinho, que ajudará a melhorar a respiração e a circulação sanguínea.
Os benefícios
No mais, água fria traz muitos benefícios para a criança como:
- Melhora a pele e os cabelos, diminuindo a oleosidade;
- Aumenta a imunidade, ajudando a prevenir resfriados e outras doenças;
- Estimula o organismo, ajudando no combate a obesidade;
- Revigora, dando ainda mais energia para os pequenos.
Quando acostumados desde pequenos, o banho frio deixa de ser uma tortura e passa a ser um prazer, permitindo muitos benefícios para a vida adulta.
Além do mais, os pequenos adoram as brincadeiras na água. Lembre-se apenas de não exagerar ou acabar esquecendo a criança se esbaldando no banho, já que ela pode pegar um resfriado.
Já falaram para os índios que eles tem que dar banho quente nos bebês? Engraçado que o homem branco que passa doença para os índios, nunca ao contrário.
Quero dizer que só vejo benefícios no banho frio, costumo a minha família com a família de minha esposa. Desde bebês fomos criados com banho frio e dificilmente pegamos gripe. A família de minha esposa que toma banho quente até no verão vivem gripados e com tosses constantes.