As conchas de amamentação – aparelhos utilizados por de baixo do sutiã, na maioria da vezes de plástico – servem para aliviar as constantes dores nos seios das mamães durante a amamentação.
As conchas são usadas também durante a gestação, pois contribuem para corrigir o mamilo invertido e ajudam na preparação dos seios para a amamentação.
Para utilizá-las é bem simples, basta introduzir o material por de baixo do sutiã e pronto. Se seu médico recomendou o uso antes da amamentação, o ideal é usá-lo por 3 horas diariamente, ou de acordo com determinação do especialista.
No mercado existem 4 tipos de conchas de amamentação, veja a seguir quais os tipos e os benefícios das conchas:
Tipos de Concha para amamentação
Existem quatro modelos de conchas. Cada tipo é para uma fase específica da gestação ou período de amamentação da mulher.
Base rígida – Para as mulheres que têm os seios invertidos ou curtos a concha com a base rígida é a ideal. Ela contribui para a correção do bico dos seios e evita as futuras dores no momento da amamentação.
Base flexível – São as conchas usadas já durante a amamentação, elas possuem a função de coletar o leite vazado e proteger os seios que estão rachados por conta da fase da amamentação. Vale lembrar que o leite coletado não pode ser aproveitado para alimentar o bebê, ele deve ser descartado imediatamente.
Orifício grande – Estas servem para as mamães que possuem os bicos dos seios maiores. As conchas evitam que os seios fissurados encostem na roupa, assim ameniza a dor e mantém os mamilos arejados.
Orifício pequeno – Possuem a mesma função das conchas de orifício grande, porém possui o furo de ventilação em tamanho menor.
Leia mais: Banco de leite – Como funciona? Onde encontrar?
Benefícios
- Auxilia na prevenção de rachaduras e contribui na cicatrização dos mamilos;
- Mantém os seios arejados;
- Evita o contato com o sutiã;
- O leite que vazado fica acondicionado dentro das conchas para amamentação, assim evita o desconforto de molhar a roupa da mulher;
- Corrige o formato dos mamilos para fins estéticos;
- É higiênico e esterilizável.
quero muito resceber dicas.
Pingback: gestacaobebe.com.br – O que é bisfenol A? Faz mal para o bebê? Tire suas dúvidas
Adoro as dicas muito boas…
Tenho estas da foto
São ótimas
Vale a pena
O que fazer ou comer para ter leite após o parto contínuo para amamentar, pois na minha primeira gravidez so consegui amamentat por dois meses pois não tinha e secou… fiquei triste e chorava muito.
Infelizmente não produzi leite suficiente para usar a concha com o intuito de segurar o leite que vaza. Mas uma amiga usou a flexível e ficou satisfeita!