Até os seis primeiros meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente pelo leite materno, que contém todos os nutrientes que ele necessita, e que regula por si só o intestino dos pequenos.
A partir desta idade, com a introdução de outros alimentos na dieta do bebê, os pais devem tomar cuidado com a atividade do intestino. A prisão de ventre e o intestino preso são problemas que podem causar dor e irritação às crianças.
Intestino frágil
Acostumado apenas com o leite materno, o intestino dos bebês é frágil, e fezes ressecadas, intestino preso e gases podem ser comuns.
Leia ainda: Até quando devemos amamentar o bebê?
Alimentação balanceada
É importante que os pais cuidem de perto da alimentação de seus filhos. Os demais alimentos introduzidos agora que eles começam a crescer têm como função contribuir para crescimento e desenvolvimento, por isso devem ser saudáveis, repleto de nutrientes, vitaminas e minerais.
Que alimentos ingerir?
Alimentos ricos em fibras, especialmente frutas e verduras, ajudam a fazer com que o intestino funcione direitinho.
Em relação às frutas, os pais podem oferecer aos bebês mamão, laranja, ameixa preta, mexerica e banana-nanica
Já a lista de vegetais benéficos inclui couve, brócolis, escarola e almeirão. Outros alimentos são quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo. Se o bebê ainda está iniciando sua alimentação sólida, as mães podem preparar papinhas com estes alimentos, basta batê-los no liquidificador.
Sucos batidos no liquidificador também são ótimas soluções para a fácil ingestão de frutas.
Água
Vale lembrar que a ingestão de água também ajuda muito. Os pequenos, no entanto, devem receber quantidades moderadas do liquido e dos demais alimentos.
Orientação médica
Se o problema do intestino preso acontece com grande frequência e se atrapalha bastante o bebê, procure um médico para que ele avalie com cuidado o pequeno e indique as melhores soluções, que podem ser aliadas à alimentação, para o problema.