A mamãe que está amamentando precisa ficar bastante atenta à alimentação neste momento, já que o seu leite passará para o bebê os principais nutrientes consumidos – e também as impurezas.
Leia mais: Como evitar o desmame precoce do bebê
Entretanto, neste momento é proibido fazer regime! Isso significa importantes restrições alimentares, e a retirada de algum grupo de alimentos pode prejudicar o bebê e o seu desenvolvimento sadio. Esta não é a hora para se preocupar com a perda de peso, você terá bastante tempo para se focar na balança e obter os resultados desejados.
Além disso, uma mulher que amamenta perde 600 calorias diárias apenas por conta da prazerosa atividade. É uma hora de academia todos os dias!
Se você conseguiu manter uma alimentação saudável durante a gravidez, continue assim. Se não foi possível, nunca é tarde para começar.Veja algumas dicas e lembre-se: a saúde do seu bebê agradece!
– Alimentos in natura – frutas, verduras, legumes e cereais, além de proteínas, devem ser a base do seu cardápio. Evite alimentos industrializados, que possuem grandes quantidades de sódio e açúcar. Se não puder evitar, ao menos os consuma com moderação.
– Beba bastante água. Além de manter você hidratada e auxiliar no metabolismo dos bons alimentos que você consumiu, aumentar a dose ajuda a produção do leite materno. Também abuse dos sucos, chás e do leite.
– Mesmo que um alimento seja nutritivo, pare de consumi-lo se você observar reações no bebê, como as temidas cólicas. Atenção para alimentos como repolho, feijão ou leite de vaca. Todavia, é uma boa ideia voltar a comer o alimento alguns dias depois, com moderação, e observar se o bebê terá algum problema. Se o problema persistir, desista e substitua o alimento na sua dieta. Opções certamente não faltam.
– Ao mesmo tempo em que você deve evitar o consumo das temidas gorduras saturadas, como manteiga, margarina e frituras, o consumo de gorduras
saudáveis (sim, elas existem e são deliciosas), é liberado e recomendado. Salmão, abacate, azeite e castanhas devem fazer parte do seu dia a dia.
– Alimente-se de três em três horas, no máximo. Assim, quando você voltar a comer não irá querer devorar tudo o que tiver pela frente, o que favorece o consumo de alimentos sem o valor nutricional adequado. Iogurtes, frutas e queijo branco são boas opções para o intervalo entre as refeições.
– Álcool e nicotina passam para o leite materno, não importa a quantidade. Evite!
Meu filho esta com 2 meses e nao consigo usar minhas bermudas estou fazendo caminhadas e nao vejo resultado voce acha q demora quanto tempo p mim volta ao meu peso estou aguniada
oi queria sabe meu bebe tem 2 meses e chora bastante sera q esta com fome ele dorme a noite toda e de dia drome bem so fica acordado q ele chora