A maioria dos bebês acordam de madrugada para mamar, porém em alguns casos isso se torna um hábito – e não são motivados pela fome. Você sabe o que fazer para que o bebê não acorde e durma a noite inteira?
Este pode ser um processo demorado, mas vale a pena tentar. Aprenda a tirar a mamada noturna com as dicas a seguir:
Quando tirar a mamada noturna?
Não existe uma idade exata, mas a maioria dos pais prefere acabar com a mamada noturna a partir do momento que o bebê começa a se alimentar bem com alimentos sólidos. Assim, o bebê faz uma refeição à noite, o jantar, e pode até mamar antes de dormir, sem a necessidade de uma nova mamada durante a madrugada.
Os pais precisam avaliar se a mamada noturna acontece porque o bebê tem fome ou somente por hábito. Para descobrir, verifique quanto tempo o bebê mama. Se forem apenas alguns minutos é provavelmente porque já está acostumado.
Leia ainda: Cuidados com a moleira do bebê
O processo
Como o bebê já está acostumado a acordar para a mamada noturna, o processo para acabar com este hábito pode durar alguns dias. Os pais precisam ser persistentes e ter paciência.
Ajuda do companheiro
O pai do bebê pode ajudar muito no processo. Quando o bebê acordar à noite pedindo para mamar, peça para seu companheiro ir até lá acalmar o pequeno. Se você for a tentação de amamentar e resolver o problema pode ser grande. Aos poucos a criança vai se acostumar, vai entender que não poderá mais mamar nesse horário e vai passar a não acordar mais.
Banho para acalmar
Outra maneira de fazer com que o bebê não acorde para a mamada noturna é dar nele um banho morno antes de dormir.
A água vai deixá-lo tão relaxado que a mamada noturna não será necessária, ele terá uma noite inteira de sono, acordando somente pela manhã.