A intolerância alimentar dos pequenos pode ser complicada para pais e filhos. Além dos problemas com determinados alimentos, as crianças com intolerância sofrem por não poderem comer tudo aquilo que têm vontade. Os pais, por outro lado, sofrem com a falta de opções para uma alimentação variada e saborosa para seus filhos.
Porém, especialistas dizem que é possível tornar a alimentação das crianças com algum tipo de intolerância ainda mais saudável do que as das que podem comer de tudo.
Mudanças de hábitos
Os supermercados possuem hoje uma infinidade de produtos destinados ao público infantil: eles são saborosos, coloridos, com formatos interessantes e de fácil preparo. Os pais muitas vezes acabam conquistados também, e esquecem de observar a composição dos mesmos, que muitas vezes podem estar na lista negra da boa alimentação.
Quando a intolerância é detectada e a dieta tem que mudar, os hábitos também precisam ser revistos, o que pode ser muito difícil. No entanto, as opções vão muito além do que mostram as prateleiras do supermercado, e as opções existem, basta procurar.
Leia ainda: Como escolher a creche ideal para o bebê
Intolerância à lactose
A lactose, existente no leite e em seus derivados está muito presente em nossa alimentação, e causa muito comum de intolerância. No entanto, substituir alguns alimentos que possuem lactose pode tornar a dieta ainda mais saudável.
Muitas vezes, por estamos acostumados a comprar sempre determinados produtos, não nos damos conta de que existem outros que podem substituí-los em grande estilo. Faça o teste no supermercado, e prefira testar novas opções.
Criatividade na cozinha
A criatividade na cozinha também ajuda a minimizar o problema. Muitos pratos podem ser preparados mudando apenas um ou outro ingrediente, experimente tentar.
O mais importante é incluir toda a família na mudança, para que tudo fique mais fácil e para que os pequenos aceitem a mudança numa boa.