Durante os nove meses da gravidez o corpo da gestante sofre diversas alterações.
Com essas mudanças no corpo, o nível de hormônio da mulher aumenta, o que faz seu interior alterar completamente e surgirem as dores, principalmente na região das pernas e das costas.
Os ligamentos do corpo ficam com mais mobilidade durante a gestação, isto faz com que a maioria das articulações fiquem soltas, resultando desconfortos abdominais, dores nas costas, nos quadris e nos joelhos.
Leia também: O que posso sentir durante a gestação?
Estas dores são consideras normais durante a gestação. Se a grávida estiver com dificuldades para se agachar, sentar, virar de lado e até andar, não há motivo para se preocupar, pois essas dores são extremamente comuns neste período.
Para que a gestante se tranquilize e amenize um pouco esse desconforto durante esses nove meses, selecionamos algumas dicas e informações sobre o assunto, confira:
Dor nas Costas
A dor nas costas se torna mais evidente a partir do sétimo mês de gestação, normalmente sentida na região lombar.
A dor acontece devido a contração na coluna. Para amenizar o incômodo, recomenda- se que a mulher não permaneça muito tempo sentada ou em pé.
Dor nas pernas
Com o peso da barriga e a coluna irregular, o sistema cardiovascular da grávida se sobrecarrega com o peso suportado, estes são os motivos dos inchaços e dores nas pernas.
Para diminuir os inchaços faça massagens, mantenha as pernas para cima sempre que possível e pratique exercícios leves para evitar as dores e o sedentarismo.
Após o segundo trimestre, dores na panturrilha e tornozelos surgem, normalmente afetadas pelo peso da barriga e o acúmulo de líquido nas pernas. Para amenizar as dores evite ficar parada e faça alongamentos na região sempre que possível!
Exercícios
Importante: recomenda-se que faça apenas sob supervisão de um profissional
Coloque um pé em cima da cadeira, depois incline-se a perna sobre a cadeira, mantendo o calcanhar da perna de apoio firmemente no chão. Segure por um segundo.
Volte à posição inicial. Repita por 30 segundos e, em seguida, alternar as pernas.
Respire pelo nariz e, ao expirar pela boca, puxe seu umbigo em direção a sua coluna vertebral. Mantenha seu queixo para dentro e olhar para baixo para os joelhos.
Respire de novo e ao mesmo tempo seu arco de coluna, enquanto eleva o cóccix e cabeça em direção ao teto.
Para evitar esticar o pescoço verifique se você está olhando para a frente e não para o teto.
Faça este ciclo de movimento durante 1 minuto.
Outras dores
As dores nas articulações também são naturais neste período, sensações de dormência pelo corpo podem aparecer frequentemente.
A alimentação saudável é de grande importância para que não ocorram estas dores. Nesta fase, o acúmulo de líquido no corpo é muito maior do que o normal.
As futuras mamães também podem sofrer das dores de estômago, de cabeça, na virilha, na região pélvica e nos seios.
Com estes desconfortos não têm com o que se preocupar, elas significam que o peso da barriga está maior, o tamanho do bebê está aumentando e os hormônios estão a flor da pele.
Estou gravida de três meses e mais sinto minha barriga esticar e fica dura não e direto so dives enquanto mais isso me preocupa vcs sabe me responder o q pode ser