Os primeiros cuidados com o recém-nascido é imprescindível e alguns exames são essenciais também, de modo a diagnosticar a condição da saúde do pequeno, logo nos primeiros momentos fora do útero da mãe. Ele deve ser feito entre o 3º e o 7º dia após o nascimento da criança.
O teste do pezinho é um exame que constata, antes mesmo do surgimento dos sintomas, doenças de origem metabólica, infecciosa e genética.
Existe a obrigatoriedade do exame para o teste do pezinho básico, que identifica quatro patologias.
Os pais terão a opção também o teste do pezinho ampliado e do teste do pezinho avançado. O primeiro é capaz de detectar cinco outras doenças e o segundo permite diagnosticar em torno de 45 doenças.
Confira algumas informações básicas que todos os pais devem saber sobre o teste do pezinho:
Quem deve fazer o teste do pezinho?
Todos os recém-nascidos. Qualquer pessoa pode ter um filho com doença rara, mesmo que nunca tenha apresentado um histórico na família.
Como é feito o teste do pezinho?
Com apenas poucas gotinhas de sangue colhidas do calcanhar do bebê, o teste permite detectar precocemente quatro doenças:
- Hipotireoidismo Congênito Primário ou Secundário – é causada pela ausência de hormônios da tireóide e pode provocar retardo mental e atrasos no desenvolvimento e crescimento.
- Fenilcetonúria – pode causar deficiência mental, convulsões, alterações do comportamento e retardo motor.
- Hemoglobinopatias – apresenta alteração na estrutura da molécula de hemoglobina e pode ocasionar anemia falciforme.
- Fibrose Cística – causa problemas pancreáticos e/ou pulmonares. Geralmente, os sintomas aparecem após o primeiro ano de vida.
Leia mais: Como lavar a roupa do bebê recém-nascido? Qual produto usar?
Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças raras também podem ser tratadas de forma precoce. Ou seja, a evolução dessas patologias pode ser melhorada após o recém-nascido obter um diagnóstico precoce por intermédio do teste do pezinho.
Quando deve ser feito o teste do pezinho?
- O exame do pezinho pode ser realizado a partir de 48 horas até 30 dias do nascimento da criança. Entretanto, o teste apresentará maior eficácia, sendo feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do recém-nascido.
- O teste do pezinho pode ser feito na maternidade, antes da alta hospitalar. Caso o exame não tenha sido feito na maternidade onde o seu bebê nasceu, você deve procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua casa.
Tenho que pagar para fazer o teste? Qual o custo?
O teste do pezinho é uma ação preventiva que deve ser realizado ainda na maternidade.
O exame básico é gratuito e obrigatório por lei em todo o território nacional.
Esse cuidado também é uma demonstração de amor.