Durante a gestação a mulher passa por significativas mudanças hormonais e físicas também. Enquanto o feto cresce dentro da barriga da mãe, as taxas de hormônios aumentam e desencadeiam sentimentos e emoções diversas.
Em decorrência disso, a mãe se torna suscetível às crendices populares por conta da fragilidade emocional presente nesta fase.
Mito ou verdade? A cerveja preta influência na produção de leite? Tire suas dúvidas e veja se é mentira ou há um ponto de verdade nisso.
Da origem da cerveja preta
- A cerveja preta é mais doce do que as demais cervejas;
- As primeiras cervejas pretas foram produzidas na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial;
- Ela possui em média 4,5% de álcool em sua composição.
Relação entre a cerveja preta e a gravidez
Não se sabe ao certo a origem da relação entre a bebida e a gestação. Há uma hipótese de que as mulheres que faziam uso de bebida alcoólica não eram bem vistas pela sociedade.
Por apresentar um teor alcoólico menor, a cerveja preta recebeu um status de bebida para “mulheres decentes”. Em outras palavras, convencionou-se uma bebida “de mães”. A partir disso, essa relação tem se reinventado com o passar dos anos.
A cerveja preta ajuda na produção de leite – mito ou verdade
Mito. Os especialistas e estudos científicos atestam os malefícios da bebida alcoólica na formação do feto.
Apesar do teor alcoólico da cerveja preta ser inferior ao das comuns, a regra é não fazer uso de bebida alcoólica nenhuma durante a gravidez e no período de amamentação também.
Leia também: Quais os exames do bebê são feitos pelo SUS?
Não existe relação científica entre a cerveja preta e a produção de leite.
O leite é produzido naturalmente e a produção necessária se mantém devido à sucção contínua do bebê e a boa hidratação.
Riscos
A mãe que faz uso de bebida alcoólica pode contribuir para que o bebê sofra riscos. A Síndrome Alcoólica Fetal pode ocorrer e são um conjunto de distúrbios comportamentais, motores, mentais e físicos que o bebê apresenta ao nascer.
O que é recomendado?
A mulher deve beber água, sucos de frutas naturais e leite para o seu bem-estar e do bebê também.
Tomar cerveja preta para elevar a produção de leite é uma crença popular, sem validação dos profissionais de saúde e comunidade científica.
Portanto, a mãe deve ter hábitos alimentares saudáveis, evitar o estresse e procurar canalizar sua ansiedade praticando atividades físicas recomendadas pelo médico especialista.
Nada melhor do que viver essa fase com tranquilidade e consciente de suas atitudes positivas em relação ao seu corpo e ao corpo do bebê.
Cuide-se e até a próxima!