Está calor e o bebê parece estar com sede. Ele está suando e inquieto. Pessoas próximas a você sugerem que você dê água para ele, chá ou um suquinho pra ele. O seu primeiro ímpeto, obviamente, é ceder à tentação dar água para o seu filho e acabar com o incômodo que ele está sentindo.
Leia Também: Mau hálito no bebê, o que pode ser?
Mas se ele tem menos de seis meses, esse procedimento não pode e não deve acontecer: no primeiro semestre de vida nada mais deve ser oferecido à criança além do leite materno, mesmo diante do escaldante verão brasileiro. Além da água, o leite possui sais minerais que ajudam a garantir a hidratação.
O leite supre todas as necessidades de água do bebê nesta fase, e ele certamente vai pedir por mais peito neste período.
Após os seis meses, quando a criança inicia a dieta de alimentos sólidos (frutas e papinha), o consumo de água passa a ser não apenas aceito como é também muito importante. A recomendação é que a água seja filtrada, fervida e resfriada para somente depois ser dada para a criança.
Nesta fase, o ideal é que a água seja oferecida em quantidades pequenas, principalmente após as refeições salgadas – embora o uso de sal não seja recomendado. Também evite dar sucos para o bebê, prefira oferecer as frutas in natura, inclusive laranja.
Depois que a criança completar um ano, dê água a ela sempre que ela sentir sede ou pedir. O uso de sucos e chás também é liberado e recomendado.
Como oferecer água ao bebê?
A partir dos seis meses, cada criança aceita a água de uma maneira diferente. O importante é não desistir até encontrar o jeito que a criança aceitar melhor. Lembre-se sempre que ela acostumada ao seio materno, tendo que sugar até o leite chegar até ela.
Mamadeira, chuquinhas e copos de treinamento costumam ser as primeiras opções dos pais. Se a criança não aceitar esses métodos, antes de mais nada troque o bico. Existem diversos tipos diferentes, e é bem possível que um deles se adeque à criança.
Se mesmo assim a criança rejeitar, tente oferecer água em colheradas. Pode ser lento e cansativo, mas a opção costuma funcionar. Além disso, muitos pais oferecem a água diretamente no copo, mas isso requer bastante atenção: não vire demais o copo e pare ao primeiro sinal de incômodo ou engasgo do bebê.
As matérias sempre se referem a bebes que mamam no seio. Mas e aqueles que por algum motivo tomam formula? Fiquei sem saber oque é melhor para o meu bebe.
Uma duvida!
Se o bebê não toma leite materno e se alimenta por formulas é necessario dar agua ?
Tem bebes que tomam formulas ou tomam mesclados (formulas e leite materno)
O texto acima diz que nao pode dar agua para bebes que mamam no peito
Muito nom.
Si ela so mama n centi cede nem uma msm