A amamentação é recomendada a todos os bebês. Nos primeiros seis meses de vida, o leite materno deve ser a única fonte de alimentação do bebê, mas após esse período ele deve fazer parte da dieta da criança até os dois anos de idade, segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde.
Leia mais: Picolé de leite materno é indicado para o bebê?
Mas nem sempre isso é possível. Muitas vezes a mãe se vê sem condições de amamentar o seu bebê. Fatores como stress, má alimentação ou o retorno precoce ao trabalho influenciam essa realidade, que muitas vezes é bastante dolorosa para a mãe.
Confira algumas dicas para tentar evitar o desmame precoce do seu bebê. Mas antes, lembre-se: conte sempre com o apoio do pediatra. Ele pode ajudar você a reverter a situação, e se não for possível, indicar o melhor caminho a ser seguido.
– Beba muita água. Você já toma bastante? Mesmo assim, aumente. É impossível produzir leite em quantidade suficiente para alimentar seu bebê sem estar corretamente hidratada. Além de água, abuse dos sucos, chás e do leite.
– Antes dos seis meses, nada de água ou suco para o bebê, principalmente na mamadeira. O uso de um bico alternativo ao seio da mãe pode confundir o bebê. Não arrisque.
– Se você tiver que voltar a trabalhar, algo comum e perfeitamente normal hoje em dia, faça o possível para retirar leite materno para o seu bebê. Tente uma bombinha de sucção (elétrica ou manual), congele o leite e ofereça ao seu bebê. Os bancos de leite da sua cidade podem ensinar você a fazer a extração da maneira mais higiênica e segura possível, além de mostrar como o leite deve ser descongelado.
– Quando for amamentar seu bebê, sempre troque de peito. Se o bebê se acostumar a apenas um lado, o outro pode empedrar e dificultar a saída do leite, levando, futuramente, a uma redução ou até a uma parada na produção do alimento.
– Se possível, evite o uso da chupeta. Apesar de acalmar o bebê, a sucção é mais fácil, e pode fazer com que o bebê se “desinteresse” pelo seio da mãe.
– Deixe seu bebê mamar o quanto ele quiser. Vire adepta da livre demanda: quanto mais o bebê mama, mais leite o seu corpo produz. E lembre-se: se o seu bebê molha as fraldas seis vezes por dia ou mais é porque ele está mamando corretamente, mas se você ficar na dúvida, nem pense em complementar a alimentação com leite artificial antes de falar com o seu médico.
Pingback: gestacaobebe.com.br – Dieta para quem ainda está amamentando
O site é maravilhoso