O primeiro trimestre da gravidez é, de longe, o de maior incidência dos enjoos, que, ao contrário do que se pensa, não ocorre apenas pela manhã.
Não existe uma explicação definitiva sobre o que leva a mulher a sofrer com o desconforto, mas a variação hormonal tão comum nessa fase é apontada como um dos responsáveis.
Algumas dicas simples ajudam a aliviar os sintomas. Confira:
– A regra de comer no máximo de três em três horas tem grande utilidade para uma grávida com enjoos. Coma e beba frequentemente e em pequenas quantidades, o que fará com que seu estômago não fique nem completamente cheio nem completamente vazio.
– Coma um biscoito seco, como o de água e sal, ainda na cama, antes de se levantar.
Leia mais: Melhores frutas para gestantes
– Dê preferência a alimentos com grande valor proteico ou de carboidratos, como frutas secas e cereais. Esses itens têm em comum a propriedade de absorver o excesso de ácido estomacal e de açúcar no sangue, fatores que influenciam a ocorrência dos enjoos. Além disso, evite alimentos gordurosos e apimentados.
– Gengibre in natura, na forma de chás ou pastilhas a base deste tubérculo são um santo remédio contra os enjoos. Mesmo que você não goste do seu forte sabor, experimente. Os resultados podem ser surpreendentes.
– Atividades físicas ao ar livre, desde de com baixa intensidade, ajudam a aliviar os sintomas. Mas não se esqueça de beber bastante água!
– Após a aprovação do seu médico, lance mão de antiácidos mastigáveis e suplementos de vitamina B6.
– E fuja de lugares com fortes odores, como cozinhas e locais limpos recentemente – quando o cheiro dos produtos de limpeza ainda está no ar.
Sucos ajudam a reduzir enjoos
Além de fornecer as vitaminas e minerais que a mulher precisa, alguns sucos naturais têm o poder de reduzir o desconforto causado pelos enjoos. Anote essas duas receitas de sucos funcionais e, além de tudo, deliciosos.
Limonada suíça
Para muitas mulheres, o limão é um importante antídoto contra os enjoos. A limonada suíça pode ser uma opção rápida e refrescante para os momentos de mal-estar.
– Um limão tahiti médio
– 500 ml de água gelada, com ou sem gás
– Açúcar ou mel a gosto
Lave bem o limão e o corte em quatro gomos. Retire as sementes, o miolo e as membranas brancas. Coloque no liquidificador com a água e o açúcar ou mel. Bata bem até o limão se dissolver e peneire sem apertar. Consuma rapidamente a bebida, já que quanto mais demorar, mais o suco ficará amargo.
Suco de kiwi com água de coco
Na verdade, você pode substituir a água por água de coco em todos os sucos que você preparar, mas dê preferência ao produto in natura ante os industrializados. A água de coco possui sais minerais como potássio, sódio e magnésio, todos fundamentais para o crescimento dos tecidos e o equilíbrio dos líquidos no organismo.
Já a acidez do kiwi, assim como o limão, ajuda a reduzir a sensação de enjoo no organismo. Para preparar o suco, utilize a água de um coco e um kiwi descascado. Bata no liquidificador. Não é preciso adoçar, mas se você quiser dê preferência ao mel ou ao açúcar demerara ou mascavo. Coloque gelo e sirva.
Pingback: gestacaobebe.com.br – Quando uma grávida começa a produzir leite materno?
As dicas citadas acima são importantes ,passei minha primeira gravidez quase toda com enjoos sei como isso incomoda agente ,passei por isso a 4 anos atrás e agora novamente vou seguir as dicas consumir frutas como laranja e tomar suco de limão e água de coco
.obrigado pelas dicas ..