Nos tempos atuais é natural o uso de pílulas anticoncepcionais. Os comprimidos contribuem para a regulação da menstruação, beneficiam a pele, além de prevenir a gravidez indesejada.
Mas, e quando o desejo de se tornar mamãe surgir, como fazer com os anticoncepcionais? Ele influenciará na fertilidade? Esclareceremos a seguir essas dúvidas femininas.
A pílula anticoncepcional não atrapalha a fertilidade feminina.
O que geralmente acontece é que as mulheres, em sua maioria, começam a utilizar do método anticoncepcional por volta dos 18 anos de idade, momento em que sua fertilidade está em alta, e param de tomar o medicamento a partir dos seus 35 anos de idade, quando os óvulos estão mais velhos e sua fertilidade está em baixa.
Esta é a maior dificuldade para uma gravidez, a idade em que se para de tomar a pílula.
Um método anticoncepcional que se precisa tomar muito cuidado é a pílula do dia seguinte.
O uso exagerado da pílula do dia seguinte prejudica a fertilidade, ela é indicada apenas em casos de emergência, pois contém uma grande dosagem hormonal que podem acarretar em distúrbios relacionados a infertilidade.
Leia mais: O que posso sentir durante a gestação?
Se utilizadas corretamente, as pílulas anticoncepcionais têm a taxa de falha menor que 1%.
Pare de tomá-las só quando possuir realmente o desejo de engravidar, pois o medicamento previne cistos, câncer no ovário, pólipos, câncer no endométrio, miomas no útero, cólicas, dor de cabeça, TPM e até espinhas.
Tomei por 6 anos, decidimos ter um bebê em junho/14 e parei de tomar… em outubro já estava com o positivo!
Acreditava que quando parasse de tomar a pílula ia demorar de engravidar, ate pq não conheco NENHUMA pessoa que parou e engrvidou com menods de 8 meses. Mas como eu não sou todo mundo rsrsrsrs, engravidei com menos de um mês que parei o remédio. até o médico se surpreendeu, pq eu já tomava pilula há 7 anos. Mas filhos são benção… estou feliz por esperar meu nénem.