O bebê passa nove longos meses dentro da barriga de sua mãe. Durante todo esse tempo, seus órgãos e tecidos se formam, seus membros se desenvolvem, ele começa a se movimentar, fazendo a alegria de sua mamãe, que tem a certeza de que tudo está correndo muito bem.
Apesar de saber de tudo isso, existem ainda muitas curiosidades sobre o bebê que ainda não nasceu. Uma delas é saber se ele dorme ou não dentro da barriga da gestante.
Bebê se movimentando
Quando o bebê chuta, é uma festa. Quando ele fica quietinho, no entanto, muitos dizem que ele está dormindo.
Mas, será mesmo que os bebês são capazes de dormir dentro da barriga de suas mães? A resposta é sim. Uma recente pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Jena, na Alemanha, conseguiu descobrir que os bebês dormem na barriga de suas mães, alternando momentos de sono e de vigília.
A descoberta foi feita por meio de exames de ultra-som. Os primeiros movimentos rápidos de olho dos bebês, realizados durante o sono, foram detectados a partir dos sete meses de gravidez.
Leia ainda: Dicas para ter uma gestação mais tranquila
Depois do nascimento
Depois de nascer, o bebê vai passar grande parte de seus primeiros meses de vida dormindo. Durante o sono, ele vai continuar seu desenvolvimento, que começou dentro do útero. Por isso é importante deixá-los descansar bastante.
Trocando o dia pela noite
Não é só o fato de dormirem bastante. Outra coisa que acontece muito é os bebês trocarem a noite pelo dia, dormindo durante o dia e ficando acordados durante a madrugada. Os pais ficam loucos, já que não conseguem descansar nem ter a quantidade necessária de horas de sono para terem o dia seguinte cheio de energia. Isso ocorre porque as funções do bebê ainda precisam se ajustar a sua nova realidade.