Muito se fala sobre importantes cuidados para uma gestação saudável, como a alimentação balanceada e equilibrada e a prática regular de exercícios. No entanto, pouco se fala sobre a saúde bucal. Pois os cuidados com a higiene bucal também são fundamentais para uma gravidez tranquila. Veja a seguir quais são eles:
Mudanças trazidas pela gestação
As diversas mudanças trazidas pela gestação, juntamente com mudanças nos hábitos diários, podem provocar maior incidência de problemas bucais e dentários.
Leia ainda: Como ajudar o bebê a falar mais rápido
Falta de cálcio
Durante a gestação, o corpo feminino fornece ao bebê todo o cálcio necessário para o seu desenvolvimento. Com isso, a mãe pode apresentar deficiência do mineral, o que facilita a aparição de problemas bucais, uma vez que os dentes podem ficar enfraquecidos. É que para não deixar faltar nada ao pequeno, o organismo materno pode acabar retirando reservas dos ossos e dentes.
Suplementação
Diante disso, a suplementação de cálcio pode ser necessária durante a gestação, mas ela deve ter recomendação médica. De qualquer forma, a mulher deve incluir em sua dieta alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados.
O que fazer?
Alguns hábitos são fundamentais. Em primeiro lugar, a dieta saudável. Isso para que o corpo “recarregue” suas reservas de cálcio e não apresente deficiência do mineral. Em segundo lugar, a escovação adequada. As gestantes devem escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia ou após cada uma das refeições. Em terceiro lugar, o acompanhamento com um dentista. A gravida não deve deixar de visitar o profissional durante os nove meses de espera pelo bebê.
Parto prematuro
O cuidado adequado com a saúde bucal pode inclusive proteger o bebê. É que infecções na boca podem provocar contrações uterinas e o parto prematuro, com nascimento antecipado do bebê.