A dor nas costas é muito comum durante a gestação.
Ela pode surgir já no segundo trimestre e ficar ainda mais intensa com a chegada dos meses finais da gravidez, já que barriga e útero estão cada vez maiores.
As dores nas costas das mulheres gravidas pode ser muito mais do que um incomodo: ela pode inclusive atrapalhar os momentos de sono e repouso, já que a futura mamãe não consegue encontrar uma posição confortável.
Diante disso tudo, a boa notícia é que existem exercícios físicos que podem aliviar as dores e garantir mais qualidade de vida à gestante. Veja só alguns deles:
Você vai precisar de…
Tudo o que você vai precisar para realizar os exercícios é de uma bola de cinesioterapia. O ideal é encontrar uma superfície plana que não seja lisa demais.
Além disso, a indicação é realizar as atividades em um local calmo, sem interferência externa. Utilize ainda tênis para garantir a firmeza necessária e roupa confortável.
Leia ainda: Como cuidar da asma durante a gravidez
Exercício nº 1
No primeiro exercício, sente-se sobre a bola firmando os pés no chão e mantendo a coluna ereta. Mantendo os pés apoiados no chão, role a bola para frente e depois para trás.
Enquanto faz isso, expire o ar. Repita a movimentação da bola por 10 vezes.
Exercício nº 2
Dente-se com as costas no chão e as pernas apoiadas sobre a bola. Controle sua respiração: inspire pelo nariz e expire pela boca. Quando for expirar, contraia os músculos do abdome. Segure e relaxe. Repita tudo 10 vezes.
Exercício nº 3
Continue na posição citada acima, com as pernas sobre a bola. Inspire e, ao expirar, role a bola para o lado com a perna, mas sem mexer o tronco.
Retorne a bola para a posição inicial. Para cada lado, repita 5 vezes.
Exercício nº 4
Continue com as pernas sobre a bola. Mas agora, eleve a pélvis e expire. Contraia os músculos do abdome e glúteos. Repita 10 vezes.