Durante a gestação, a maioria das mulheres não quer descuidar da beleza para manter a auto-estima elevada. Sendo assim, a vontade de continuar realizando alguns procedimentos estéticos continua. Mas, será que eles são benéficos ou podem fazer mal? Este é o caso das aplicações para vasinhos. Elas podem ser feitas durante a gestação?
Os vasinhos e as varizes
Os vasinhos podem surgir em maior quantidade durante a gestação nas pernas e coxas. É que a pressão causada nas veias pelo aumento da barriga e também as mudanças hormonais deste período interferem diretamente. Outros motivos para esse aumento são ainda o excesso de peso, a tendência genética e a diminuição da atividade física.
Quando os vasinhos se tornam mais largos e profundos, trata-se de varizes.
Leia ainda: O que não pode faltar na papinha do bebê?
Aplicação nos vasinhos não é indicada
As aplicações para secar vasinhos não são indicadas na gestação. Isso ocorre porque não se tem a certeza, que somente pode ser obtida por meio de estudos, se a maioria dos produtos utilizados são seguros ou fazem mal à mulher e bebê.
Manchas na pele
Além da falta de informação quanto aos produtos utilizados, existe a questão das manchas. É que durante a gestação a mulher fica mais suscetível a manchas na pele, o que ocorre por causa do aumento da produção de pigmentos. O tratamento para secar vasinhos pode, assim, acabar deixando marcas na pele.
Prevenção
Apesar de tratamentos para acabar com vasinhos não serem indicados, existem maneiras de prevenir o problema. A alimentação adequada e equilibrada é ponto fundamental. Evite comer alimentos gordurosos e muito calóricos.
Os exercícios também ajudam na prevenção. Faça exercícios leves, desde que permitidos por seu médico, como caminhadas.
Ao final dos dias, deite-se e eleve suas pernas sobre almofadas para promover a circulação. As meias de compressão também podem ajudar muito.