Quando o bebê está com o nariz entupido ele não consegue respirar direito, tampouco sentir cheiros e comer.
Quando são pequenas, as crianças têm dificuldade para assuar o nariz sozinhas, e quando recém-nascidas a tarefa de limpar e desentupir fica mesmo com os pais.
Veja a seguir algumas dicas para deixar seu bebê mais confortável e livre deste incomodo:
Bebê resfriado? Saiba como limpar o nariz entupido
O soro fisiológico é o produto mais indicado para a limpeza do nariz entupido e congestionado. Ele é capaz de soltar as secreções e desobstruir a passagem do ar, devolvendo a respiração normal.
Facilmente encontrado em farmácias, o soro deve ser pingado nas vias respiratórias em abundancia, com a cabeça do bebê levemente inclinada. Quando perceber que as secreções estão se soltando, limpe com um pano de tecido macio ou lenço de papel.
Leia ainda: Como cuidar das brotoejas em bebês
Aspirador nasal
O aspirador nasal é indicado para auxiliar a limpeza quando a secreção está bastante grossa. Feito de borracha, ele suga o líquido formado por secreção e soro de dentro do nariz.
Para utilizá-lo da maneira correta, o primeiro passo é tirar o ar presente no bulbo. Em seguida, coloque cuidadosamente a ponta do aspirador dentro de uma das vias do bebê. Desaperte o bulbo para que ele sugue e limpe o nariz da criança.
Como o aspirador necessita de manipulação com ambas as mãos, pode ser necessária a ajuda de outra pessoa para segurar o rostinho do bebê, evitando que fique agitado e se recuse a se livrar das secreções.
É importante utilizar o item indicado para bebês respeitando a faixa etária indicada. Após o uso, o aspirador nasal deve ser lavado com água e sabão. Enxague bem, e certifique-se de remover bem toda a espuma.
A sucção pode ser feita até três vezes ao dia.
Confira uma entrevista com uma especialista falando sobre os principais problemas que ocorrem com bebês e algumas sugestões de tratamento: