A amamentação é um momento muito importante para mãe e bebê, mas que gera muitas dúvidas nas mulheres. Afinal, quanto tempo deve durar cada mamada? Será que o bebê está se alimentando corretamente? Será que o leite está sendo suficiente? Veja a seguir as respostas para estas e outras perguntas que podem surgir:
A troca dos seios na mamada
Sempre que for amamentar seu bebê, comece oferecendo o seio em que ele mamou pela última vez. Isso deve ser feito para que você possa esvaziar por completo a mama em questão. O leite que sai no início é chamado de leite anterior, rico em proteínas e anticorpos e que contribui para o desenvolvimento do cérebro e dos ossos do bebê. Já o leite que fica para o final é chamado de posterior. Diferente do primeiro, ele é mais rico em gordura, contribuindo para o ganho de peso da criança.
Leia ainda: Fazer redução de mama atrapalha a amamentação?
O tempo das mamadas
Quando o bebê é recém-nascido, mama por mais tempo. Conforme vai crescendo, esse tempo diminui. Durante as seis primeiras semanas do bebê, as mamadas duram cerca de 45 minutos. Depois disso e até os quatro meses, a duração das mamadas será de até 30 minutos. Dos quatro aos seis meses, as mamadas serão mais rápidas, de mais ou menos 20 minutos.
Anote tudo
Após o nascimento do bebê, serão tantos cuidados com o pequeno e tão poucas horas de sono, que você poderá se esquecer dos detalhes. Se achar necessário, anote o seio que ofereceu por último ao bebê, bem como quantas vezes ele mamou e horários. Existem até aplicativos capazes de te ajudar nessa tarefa.
Muitas são as dúvidas que envolvem a amamentação, mas com o tempo e com a prática tudo vai ficando mais fácil e claro.
A amamentação não é muito importante??? Qta informação errada e desatualizada!!!
“A amamentação NÃO é um momento muito importante para mãe e bebê…”
Como assim?????
meu Deus amamenta é mt importante pq tem haver com o vinculo mae e bebe alem disso o bebe sobrevive graças a amamentaçao alem do mais ela é super importante para o crescimento e sustentaçao do bebe
Gente que isso, é só um erro de português! Quanta ignorância… kkkkkkk