Você com certeza já notou que seu médico não fala em meses, mas sim em semanas quando vai se referir ao tempo da sua gestação. É que esta é uma convenção, que considera os ciclos menstruais de 28 dias para a realização do cálculo (apesar de os ciclos de algumas mulheres não ser tão regular). Veja a seguir como isso funciona na prática e como fazer os cálculos da sua gestação:
Calculando as semanas de gravidez
É praticamente impossível determinar a data exata do início da gestação, o dia em que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide, por isso os médicos sempre consideram o primeiro dia do último período menstrual.
Por exemplo, se você ficou menstruada pela última vez no dia 1º de agosto e depois disso descobriu a gestação, deverá considerar como o início da gravidez exatamente o dia 1º de agosto.
Leia ainda: Como disfarçar as olheiras após a gestação
A gestação
O tempo real da gestação, desde a concepção até o dia do nascimento é de 266 dias. Mas o tempo considerado é de 280 dias. Essa diferença ocorre porque não é possível saber a data exata de início da gestação. Apesar de o primeiro dia após a última menstruação ser considerado para o cálculo, a ovulação ocorre somente depois de mais ou menos 14 dias – quando se conta a partir do primeiro dia do período.
A duração da gestação é de até 41 semanas e 6 dias. A data do parto considera 40 semanas. O nascimento do bebê pode ocorrer até duas semanas antes ou até duas depois.
Calculando a idade do feto
A idade do feto deve considerar o mesmo esquema. Você começa a contar a partir da data de início de sua última gestação. A cada sete dias, adicione mais uma semana à idade de seu bebê.