O vírus sincicial respiratório, conhecido também como VSR, pode contaminar crianças e adultos, inclusive recém-nascidos. Em bebês prematuros, com cardiopatia congênita ou com broncodisplasia pulmonar, o vírus pode levar à morte. Por isso é tão importante proteger os pequenos. Veja a seguir outras informações importantes:
O VSR
O vírus sincicial respiratório é muito comum no país principalmente durante os meses de março a setembro. Neste período há maior risco de contágio, então os bebês precisam ser vacinados. Para os bebês prematuros, a vacina é gratuita.
O vírus provoca um desequilíbrio das funções respiratórias. Em crianças, os sintomas parecem o de um forte resfriado e incluem chiado no peito e sensação de pulmão cheio.
Contágio
O contágio pode acontecer pelo ar ou pelas pelo contato com pessoas contaminadas ou superfícies contaminadas.
Leia ainda: O que carregar na bolsa do bebê?
Os bebês prematuros
Cerca de 10% dos nascimentos no Brasil são de bebês prematuros. Neles, o vírus pode provocar problemas que vão se desenvolver com o tempo, como crises de chiado no peito e asma.
Vacinação
Para evitar o contágio dos bebês, todos os estados brasileiros já fornecem a vacina gratuitamente. Bebês prematuros e com problemas respiratórios ou no coração, precisam tomar a vacina durante todos os meses em que o vírus circula com maior intensidade. Já as crianças nascidas entre a 29ª e a 32ª semana, precisam receber a injeção para imunização todos os meses até completarem seis meses. Se os problemas forem a cardiopatia congênita ou com broncodisplasia pulmonar, a vacinação precisa ser feita até os dois anos de idade.
Prevenção
Alguns cuidados simples podem prevenir o problema. Não coloque as mãos sujas no bebê, lave-as antes todas as vezes. Higienize os objetos dos bebês e não deixe os pequenos em contato com pessoas gripadas ou resfriadas.