Você já ouviu falar em síndrome do túnel do carpo (STC)? Esta pode até ser a primeira vez que você ouve este nome, mas saiba que esta complicação é muito comum durante a gestação, atingindo muitas mulheres. Em números, ela fica somente atrás das dores na região lombar, sendo então a segunda mais comum. Mas, o que significa?
Síndrome do túnel do carpo (STC)
A síndrome do túnel do carpo é uma complicação musculoesquelética que se caracteriza pela compressão do nervo mediano localizado no punho. O problema ocorre por aumento de edema ou por alterações da postura e aparece normalmente no último trimestre de gestação.
Leia ainda: Como escolher o canguru correto para o bebê
Sintomas
Os sintomas podem ser fortes e acabar acordando a grávida durante a noite. Dentre eles, dor, queimação, dormência dos dedos e falta de destreza, perda da função do polegar. Tudo isso causa não só forte incômodo, mas também preocupação para a mulher. É que é com as mãos que elas vão realizar todas as mais importantes tarefas que envolvem o cuidado com o bebê, como segurar, ninar, dar banho, amamentar, dentre outros.
Tratamento
O tratamento inclui algumas ações para a diminuição da dor e recuperação do músculo. O punho deve ser imobilizado, mas os dedos devem ficar livres para a realização das tarefas diárias. Outra opção é imobilizar o punho apenas durante a noite.
Como inflamatórios geralmente não são receitados durante a gestação, a gestante deve colocar bolsa de gelo no local de duas a três vezes por dia. Em alguns casos, a fisioterapia se faz necessária. Outras alternativas são drenagem linfática para a redução do edema e alongamento.
A mulher também deve evitar a realização de movimentos repetitivos. Sempre que precisar realizá-los, é preciso fazer pausas e diversificar o máximo possível. Na maioria dos casos, o problema é solucionado após o nascimento do bebê.