A diabetes gestacional assusta muitas mulheres, mas, você sabe exatamente o que significa e quais os riscos?
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional ocorre quando a diabetes é desencadeada ou mesmo diagnosticada durante a gestação. Nela, as taxas de açúcar no sangue são alteradas. O problema ocorre em mais ou menos 7% das gestantes. Apesar de ser considerada uma doença que coloca em risco a gestação, se for diagnosticada precocemente e se a mulher fizer o acompanhamento médico adequado poderá ter uma gravidez tranquila, inclusive para o bebê.
Leia ainda: Posso fazer aula de dança durante a gestação?
Por que ocorre?
As mudanças hormonais na gestação podem provocar a diabetes gestacional. Em algumas mulheres, o hormônio lactogênio placentário pode atrapalhar o funcionamento correto da insulina. Isso pode ser compensado pelo corpo de forma natural, com o aumento da produção de insulina. Caso isso não aconteça, ocorre a diabetes gestacional.
Riscos
Os riscos da diabetes gestacional são parto prematuro – . com a necessidade da realização de cesárea –, surgimento de pressão alta e evolução para eclâmpsia, o que pode levar mãe e bebê à morte
Importância de exames pré-natal
Os exames pré-natal são os responsáveis por diagnosticar a diabetes gestacional. Exames sanguíneos para análise das taxas de açúcar devem ser feitos a partir da 12ª semana se houver histórico na família, caso contrário a partir da 24ª semana.
Sintomas
Os sintomas podem ser confundidos com outros da gestação, por isso é necessário ficar atenta. Alguns deles são aumento do apetite, sensação de fraqueza e constante vontade de urinar.
Tratamento
O tratamento tem como base o controle da alimentação, que deve ser saudável e controlada para que não haja sobrepeso. Caso não haja resultado, outra alternativa é a terapia insulínica, com a aplicação de insulina.
Cuidados contínuos
Depois do nascimento do bebê, a diabetes gestacional tende a desaparecer sozinha. Mas, estas mulheres apresentam grandes riscos de ter novamente o problema em outras gestações.