Se as crianças já são especialistas em sujar uma grande quantidade de roupa, o mesmo pode se dizer dos bebês. Com a chegada de um novo membro na família, o volume de peças para lavar com certeza vai aumentar consideravelmente. Mas, como cuidar das delicadas roupinhas dos bebês? A vontade é de colocar tudo na máquina de uma vez, para que fiquem limpas rapidamente e sem muito esforço, certo? Errado! As roupinhas dos bebês merecem atenção e cuidado especial. Veja como fazer tudo da maneira correta:
Leia ainda: Otite em bebês – principais sintomas
Como lavar corretamente as roupinhas do bebê?
– O primeiro passo é lavar todas as roupinhas do bebê antes do uso. Quando o enxoval estiver pronto, vá lavando aos poucos. Higienize desde roupinhas, meinhas até as roupas de cama. Cuide para deixar tudo pronto e limpo antes do nascimento da criança, pois nos primeiros dias do bebê os cuidados são intensos;
– Para a lavagem, utilize sabão neutro ou sabão de coco. Não utilize água sanitária ou produtos com forte perfume;
– Enxague bem todas as peças para que elas não fiquem com resíduos;
– Se puder, dê preferência para a lavagem na mão. Mas não se culpe se não puder, já que a vida das mães é sempre bastante atribulada, principalmente quando trabalham fora. Caso utilize a máquina, certifique-se que o enxague foi suficiente. Para as roupas delicadas a dica é colocar as peças dentro de fronhas ou de saquinhos específicos com a função de proteger;
– Se a roupinha estiver muito suja, retire o excesso de resíduos e deixe de molho em água e sabão neutro antes de lavar.
Possíveis problemas
As roupas mal lavadas ou limpas com produtos errados podem provocar dermatite no bebê, deixando a pele irritada e com alergia.