Ao contrário do que os pais imaginam, os problemas de visão também podem afetar os bebês, mesmo os recém-nascidos. Como os pequenos não conseguem falar o que os incomoda, os pais devem estar atentos a alguns sinais de que há algo errado. Veja a seguir todas as informações importantes sobre o assunto:
Quando levar o bebê ao oftalmologista?
A primeira visita ao oftalmologista deve acontecer antes mesmo do que os pais pensam. Os bebês recém-nascidos já podem visitar o médico, e até os seis meses os primeiros exames deveriam ser considerados obrigatórios.
Os exames não fazem qualquer mal ao bebê, ainda que ele chore com o desconforto da dilatação da pupila. O fato é que durante a infância a rápida detecção de problemas permite que sejam tratados mais facilmente. Até os quatro anos de idade, as visitas ao oftalmologista devem ser anuais.
Leia ainda: Principais erros na hora de desfraldar o bebê
Sinais de que há algo errado
Alguns sinais que podem ser observados pelos pais e que indicam que há algo errado com a visão dos bebês são olhos esbranquiçados, lacrimejamento, aumento do globo ocular, mudança da cor do olho. Estes sinais podem ser sintomas de retinoblastoma, catarata, glaucoma, tumor.
Teste seu bebê
Em alguns bebês, um olho pode ter uma visão melhor que a do outro. Se isso não for logo percebido, o cérebro da criança vai começar a utilizar apenas um deles, aumentando o problema do outro. Para verificar se isso acontece com seu bebê, coloque nele um tapa-olho e estimule-o a brincar. Verifique como ele reage com cada um dos olhinhos.
Bebês prematuros
Nos bebês prematuros, os riscos de problemas de visão é maior porque ficam expostos ao oxigênio da incubadora. O certo é que antes de receberem alta seja realizado um exame para verificar se está tudo bem com seus olhinhos.