O momento em que o bebê passa a querer se arrumar sozinho representa ganho de autonomia e independência e também o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e motoras. Leia mais sobre o assunto a seguir e saiba qual é o momento certo para começar a incentivar seu filho:
Habilidades envolvidas
Quando a criança começa a se vestir sozinha, ela se mostra capaz não só de escolher suas próprias roupas mas também a capacidade de colocá-las corretamente, de selecionar as peças mais adequadas para a temperatura do dia e estação do ano, de abotoar botões, fechar zíperes, amarrar cadarços.
Leia ainda: Quando o bebê começa a firmar a cabeça?
Despir e vestir
Antes de começar a se vestir, a criança começa a se despir. Por volta de um ano e meio de idade ela já consegue tirar suas meias, sapatos, blusas e por aí vai. A partir dos três anos é que começam a se vestir – inicialmente peças simples, que não envolvam acessórios e detalhes mais complexos.
Paciência e conversa
Quando seu filho começar a se vestir sozinho, pode ter certeza que vão acontecer situações como colocar a blusa ao contrário ou escolher, ao invés do uniforme, uma fantasia para a creche. Os pais devem ser pacientes e elogiar o esforço das crianças. Eles não devem focar no erro, e sim no esforço do pequeno. Além disso, é importante explicar quais são peças devem ser usadas em determinadas ocasiões, dizendo que nem sempre é possível sair de casa vestido de super herói ou de princesa. As emoções das crianças podem variar muito, então tome cuidado para não deixá-las frustradas caso não tenham concluído a tarefa com tanto êxito.
Por outro lado, incentive e ofereça ajuda sempre que necessário, ensinando para que sejam capazes de se vestir sozinhos.